Top News

Abril do Choro no CCBNB foi aberto com emocionante homenagem a Tarcísio Sardinha, mestre da música do Brasil, que há três anos se despedia. Outras homenagens incluem show e disco. Saiba mais e confira a programação

 

Rafael Melo, Pedro Madeira, Freitas Filho, Mateus Farias, David Simplício: celebração a Sardinha no CCBNB


Não haveria melhor forma de abrir uma programação especialmente dedicada ao choro que com uma apresentação em homenagem a Tarcísio Sardinha, com músicas do grande mestre, que se despediu há três anos, interpretadas brilhantemente por alguns de seus tantos discípulos. Pois assim foi nesta terça-feira, 1/4, ao meio-dia, no Centro Cultural Banco do Nordeste Fortaleza, onde subiram ao palco músicos excepcionais que um dia foram jovens alunos de "Sardân": Pedro Madeira (bandolim), David Simplício (violão de sete cordas, aniversariante do dia), Mateus Farias (flauta) e Rafael Melo (pandeiro), além de Freitas Filho, no acordeom. 

O show marcou a abertura dessa programação, que continuou na quarta-feira com o Grupo de Choro da Uece e que conta com inúmeras atrações ao longo do mês de abril. Inclusive show de Bárbara Sena, cantora, compositora, violonista, filha de Tarcísio Sardinha e artista que assistiu à apresentação desta terça-feira com lágrimas nos olhos em diversos momentos. Emoção transbordante, entre gravar vídeos do grupo tocando alguns dos maiores clássicos de seu pai, abraçar colegas músicos como Filipe Mota, Marina Cavalcante, Ingrid Sales, entre outros "filhos" de Sardinha, que com ele dividiam sonhos e sons, e que foram celebrar sua música, no pino do sol do meio-dia, no CCBNB.

Pedro Madeira, responsável pelo decisivo trabalho que foi o livro de partituras de Sardinha e que é a Orquestra Popular do Nordeste, que também fará parte da programação do Abril do choro, conduziu a apresentação com falas entre as músicas, lembrando algumas histórias e falando sobre os títulos "peculiares" de algumas das composições. 

Como "Jumento com coalhada", instrumental das mais marcantes do repertório de Sardinha, e sua parceria com o mestre em "Parafuso drinks". Além da belíssima "Influência", que, contou Pedro, ganhou esse título em referência às várias influências musicais de Sardinha e dos parceiros nesta composição, o próprio Pedro Madeira e Samuel Rocha, violonista cearense atualmente realizando temporada de shows na França com Adelson Viana e o grupo Murmurando. 

Com letra, "Influência" ganhou o título de "Sem depois" e será uma das faixas do disco de canções de Tarcísio Sardinha, que está sendo gravado e já conta com participações de outros músicos consagrados, como Zé Renato, vocalista do Boca Livre, o violonista Cainã Cavalcante, a cantora Theresa Rachel, uma das maiores vozes do Ceará, o maestro Luciano Franco, de 74 anos, o baterista André Benedecti, o trombonista Thesco Carvalho, o contrabaixista Ezequiel Ribeiro, o pianista Adelson Viana, entre vários outros, inclusive Bárbara Sena. O álbum será lançado neste ano, em homenagem e celebração a Sardinha, destacando este outro lado de sua obra.

Virtuose no palco, discípulos de Sardinha

E que maravilha poder assistir à genialidade desses artistas incríveis em um show exclusivamente dedicado à música de Sardinha, passando por ultraclássicos como "Fim de tarde", "Beijar a arte" e "Sardinha ao leite" (parceria com Ricardo Leite), tema que abriu o show, com toda a malemolência, o suingue, a melodia cheia de curvas, desse super samba-choro.



Ao longo da apresentação, outros destaques como o "Samba da gorda" e a referência ao nome do grupo, "Tô só dizendo", uma das expressões consagradas por Sardinha. Um começo de tarde com os temas instrumentais de Sardinha, em clima de reunião de artistas e espectadores por ele tocado, de forma eterna. Por sua música, sua amizade, sua generosidade, seu bom-humor, seu humanismo e sua humanidade. Viva o mestre Tarcísio Sardinha! Que venham mais e mais projetos em torno de sua obra, que precisa ser cada vez mais difundida, salvaguardada, compartilhada.

Abril do Choro, no CCBNB: confira a programação, com curadoria de Marcus Caffé e André Marinho. Entrada franca. Incluindo outras apresentações em homenagem a Sardinha, além de uma diversidade de nomes do choro do Ceará. 


Dia 4, sexta-feira

Cardápio Musical

12h - Um Tributo ao Choro – Tradição e Inovação

Grupo de Chorinho da Escola de Música de Fortaleza (CE)

Local: Palco CCBNB - Fortaleza


Dia 5, sábado

19h - Show “Chorando no Ceará”

Marinaldo do Bandolim (CE)

Local: Teatro Centro Cultural Banco do Nordeste Fortaleza


Dia 8, terça-feira

12h - A Reinvenção do Cavaco

Luiz José (CE)

Local: Palco Praça de Convivência CCBNB Fortaleza


Dia 9, quarta-feira

Cardápio Musical

12h - Cordas que Falam – Toca Sardinha

Cordas que Falam (CE)

Local: Palco Praça de Convivência CCBNB Fortaleza


Dia 15, terça-feira

12h - 45 anos de choro e amizade

Grupo de Chorinho do Macaúba (CE)

Local: Palco CCBNB - Fortaleza


Dia 16, quarta-feira

12h - Choro Cabuloso (CE)

Local: Palco Praça de Convivência CCBNB Fortaleza


19h - Marimbanda homenageia Tarcísio Sardinha

Local: Palco CCBNB - Fortaleza


Dia 17, quinta-feira

13h - NewChoro - Homenageando Tarcísio Sardinha

Local: Palco Praça de Convivência CCBNB Fortaleza


Dia 22, terça-feira

12h - Chorando Chiquinhas

Não Insistas Rapariga (CE)

Local: Palco CCBNB - Fortaleza


17h - Contos e Crias do Sardinha

Crias do Sardinha (CE)

Local: Palco Praça de Convivência CCBNB Fortaleza


Dia 23, quarta-feira

12h - Homenagem ao mestre Sardinha

Radiola Velha (CE)

Local: Palco Praça de Convivência CCBNB Fortaleza


17h - Jorge Cardoso (CE)

Local: Palco Praça de Convivência CCBNB Fortaleza


Dia 24, quinta-feira

18h30 - Celebração do Mês do Choro no CCBNB: Bárbara Sena e Carlinhos Patriolino interpretam Tarcísio Sardinha

Bárbara Sena, Carlinhos Patriolino e Convidados (CE)

Local: Teatro Centro Cultural Banco do Nordeste Fortaleza


Dia 26, sábado

12h - Clara Galvão canta Ademilde Fonseca - Batendo na Porta

Local: Palco Praça de Convivência CCBNB Fortaleza


Dia 29, terça-feira

12h - Samuel Rocha - Murmurando 20 anos

Local: Palco CCBNB - Fortaleza


Dia 30, quarta-feira

12h - Homenagem a Ademilde Fonseca

Regional Ademilde Fonseca (CE)

Local: Palco CCBNB - Fortaleza


17h - Uma Voz para Tocar Choro

Glairton Santiago (CE)

Local: Palco CCBNB - Fortaleza


Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem