O cantor e compositor Renato Braz encerra sua temporada no Ceará se apresentando neste sábado, às 21h, na praça central de Guaramiranga, a praça do Teatro Rachel de Queiroz. Com acesso gratuito, celebrando o fim da temporada que contou com diversos shows em Fortaleza e também passou por Quixeramobim, local da apresentação desta quinta, na Casa de Antônio Conselheiro, antiga Casa Tudo Azul, da família do compositor e cantor cearense Fausto Nilo.
Nesta sexta tem Renato Braz em show em Mossoró, no Memorial da Resistência, em apresentação promovida pelo Centro Cultural Banco do Nordeste Mossoró. Às 19h40, com acesso gratuito.
Com produção do cantor e compositor Isaac Cândido, a temporada de Renato Braz é mais uma incursão desse incrível interprete pelo Ceará, como tem acontecido anualmente, graças a Isaac, apoiadores, casas de show, espaços de música e ao CCBNB Fortaleza, em um intercâmbio estético e humanístico.que vai muito além da música. A sensibilidade que ele dedica em casa apresentação invariavelmente emociona cada ouvinte, em cada noite, de uma forma profunda e diferente. Inesquecível.
Ficou marcante, por exemplo, a noite no Esquina Brasil, em 2024, em que, diante de persistentes problemas de energia elétrica, Renato completou seu show cantando sem sonorização. Sua voz, seu violão, a atenção e o silêncio da plateia, em um momento absolutamente privilegiado.
Já no aniversario do CCBNB, no ano passado, ele contou com artistas amigos e companheiros de sonho e de som, como Vanessa Moreno, que participou da mesma programação.
Nos dias que antecederam a Semana Santa, Renato participou de gravações de composições de autores cearenses. Isaac Candido e Mara Monteiro tiveram uma parceria registrada por Renato, que também gravou um clássico de Tarcísio Sardinha para o álbum que está sendo gravado com canções do saudoso mestre cearense que ganharam letras assinadas pelo compositor e cantor cearense Dalwton Moura.
As gravações aconteceram em clima de muita amizade e de entrega ao que pedia cada canção, de busca por traduzir da melhor forma o sentimento que despertam, com a voz especialíssima e inconfundível de Renato como um instrumento.
Tudo na companhia de grandes instrumentistas, como Thiago Almeida, Lucas Arruda, Michael da Silva e o maestro Luciano Franco, assim como dos músicos Edson Sancho e Airtinho Montezuma na coordenação técnica.
Renato também passou nesta temporada por espaços como o Parque Rio Branco, em um lindo domingo de música e contato com a natureza, com direito a show do cantor e compositor Gildomar Marinho, antecedendo a apresentação ao de Renato Braz, no projeto "Tá Meio Musical Esse Ambiente", idealizado e produzido por Isaac.
Também pelo Esquina Brasil, desta vez com toda a energia e mais um pouco em noite que teve também show do jovem e incrível Lucas Arruda, e o BelchBar, onde diversas cantoras, como Angela Lopes, Mariana Lima, Raara Rodrigues, e a baterista Carolina Lima, todas integrantes do projeto Elas, o Ceará e o Jazz, foram cumprimentá-lo e agradecer após a apresentação. Entre inúmeros outros e outras integrantes da cena cearense, que estiveram em casa apresentação e, alguns, em todos os shows.
Vale lembrar também que em temporadas anteriores Renato Braz cantou como convidado especial do grupo Argonautas, de Rafael Torres, Ayrton Bob Pessoa e companhia, em belíssimo show no Cineteatro São Luiz, com direito a ensaio no terreiro na casa da família de Rafael e a uma gravação com o grupo.
Com muita simpatia, serenidade, sinceridade, em uma disposição genuína para ouvir novidades, abraçar cada espectador ou colega músico/a, acolher e dialogar sobre o sentimento que cada pessoa vem lhe trazer, nas filas de cumprimentos e fotos antes e depois dos shows, nos restaurantes, nos espaços de convivência, no estúdio, na estrada, Renato Braz conquista a cada ano mais um pouco do coração dos/as cearenses, não "apenas" como o extraordinário artista que é, um dos maiores cantores do Brasil e, por conseguinte, do mundo, mas também como ser humano que, mesmo quando exausto por tantos compromissos, se deita ao chão, se levanta para abraçar uma pessoa mais, se esmera em gravar mais um vídeo ou fazer mais uma foto, quando instado a mandar novas mensagens e a cristalizar momentos cuja intensidade e beleza nenhuma quantidade de megapixels jamais dará conta de registrar a contento.
Então até logo, Renato. Ótimos shows em Mossoró e Guaramiranga. Muito obrigado por tudo! E que seja breve sua próxima visita. Nossa música, nossa terra, nossa poesia, nossa gente, nosso calor, nosso abraço esperamos por você. Na estrada com a deus música, caminhos cruzados.
Postar um comentário