De 8 a 16/12, CCBNB Fortaleza promove Virada Cultural, com mais de 100 artistas e diversidade de linguagens e expressões. Entrada franca em todos os espetáculos e atividades



Para encerrar 2023 de forma mais que especial, o Centro Cultural Banco do Nordeste (CCBNB) Fortaleza realizará uma grande programação entre os dias 8 e 16 de dezembro. É a Virada Cultural do CCBNB, reunindo mais de 100 atrações, de diversas gerações, vários estilos e linguagens artísticas. Tudo com entrada franca, como em toda a programação do centro cultural. 


Essa agenda especial de atividades acontece pelo segundo ano seguido e, além de espetáculos no centro cultural, como shows de Xangai, Seu Pereira e Totonho e Heberth Azzul, de uma caravana especial de grandes músicos do Maranhão, bem como de dezenas de artistas e bandas cearenses, inclui atividades em outros espaços de Fortaleza, como o Passeio Público, o Raimundo dos Queijos, o Beco do Tambor. 


A programação também chega ao município de Paracuru, que receberá edição especial do projeto Praia da Música Cearense, com Davi Duarte, Pedro Frota, Isaac Cândido, Lu D´Sosa e Roberta Fiúza, entre outros artistas e atividades de outras linguagens.   


A Virada Cultural conta com 22 palcos simbólicos, faixas de programação homenageando nomes da nossa cena artística e cultural que já se despediram. A escolha de cada homenageado/a guarda ligação com as características das atrações que se apresentarão em cada palco. O Palco Papete, por exemplo, receberá na abertura da Virada, nesta sexta, dia 8/12, às 19h, uma grande caravana de artistas maranhenses, em celebração à música do estado: Camila Reis, Dicy, Elizeu Cardoso, Isaías Alves, João Simas, Klícia, Lena Garcia, Regiane Araújo, Santacruz, Wilson Zara e Zeca Tocantins. Time reforçado pelo jornalista e articulador cultural Zema Ribeiro.


O Palco Luizinho Duarte receberá no sábado, às 19h, o projeto Jazz em Cena, com a Marimbanda se apresentando em homenagem à Luizinho. O Palco Chico Pio receberá na quarta, 13/12, às 20h, Eugênio Leandro, Calé Alencar, Edmar Gonçalves e Lúcio Ricardo homenageando o saudoso compositor cearense, antes do show do baiano Xangai, às 22h do mesmo dia. A Ação Hip Hop apresenta edição especial, com os melhores nas batalhas ao longo do ano. E assim a programação segue, lembrando e reverenciando de de Izaíra Silvino a Claudio Pereira, de Rogério Mesquita (apresentações teatrais) a Doug de Paula (exibições de filmes), entre outros grandes nomes lembrados de forma saudosa e afetiva.


Entre outros destaques da ampla programação da Virada Cultural estão a dança, com a bailarina e coreógrafa Silvia Moura; a ancestralidade, com a Roda das Pretas e dos Pretos, no palco Nego Bispo; teatro adulto e infantil; a literatura com ações como o Mulherio das Letras convidando o Sarau VeLas para a poesia e chamando o público a levar velas para este momento; exibição de filmes; a Quarta de Yansã na Praça dos Leões, um debate sobre os frequentadores de botequins, uma homenagem a Claudio Pereira... Enfim, atividades para todos os gostos e de todas as linguagens e expressões. Sempre com entrada franca e amplo acesso ao público, convidado a se agendar e desfrutar a Virada Cultural do CCBNB.


Confira a programação dia a dia: 


Sexta, 8/12


Na sexta-feira, 8/12, a Virada Cultural do CCBNB Fortaleza tem teatro às 17h, na Praça dos Leões, e tem sua abertura oficial às 19h, com o grande show coletivo de artistas maranhenses, no Palco Papete (palco Galeria do CCBNB), seguido pelo show de Heberth Azzul, uma das grandes revelações da cena musical de Pernambuco, que vem ganhando aplausos em diversos estados, com um trabalho de crescente repercussão. 


Artes Cênicas - Teatror

17h - Retalhos da Minha Terra

Grupo de Teatro Louco em Cena (CE)

Local: Praça dos Leões - Fortaleza


19h - Palco Papete

Caravana Maranhão 

Local: Palco Galeria - CCBNB Fortaleza

Camila Reis, Dicy, Elizeu Cardoso, Isaías Alves, João Simas, Klícia, Lena Garcia, Regiane Araújo, Santacruz, Wilson Zara e Zeca Tocantins. Coordenação do jornalista Zema Ribeiro.


21h30 - Heberth Azzul (PB)

Local: Palco CCBNB - Fortaleza



Sábado, 9/12


No sábado a programação tem início às 11h, com a oficina Criança e Arte, de fantoches de Papai Noel, no CCBNB, com Calu Maravilha, do Ceará. 


Ao meio-dia, no Passeio Público, Centro de Fortaleza, com o chorinho de Samuel Rocha e convidados, incluindo a presença dos artistas do Maranhão, participantes da Virada Cultural. Tito Freitas (teclado), Ray Douglas (trompete) e Igor Ribeiro (bateria) formam a base do time, para receber os craques da música do Maranhão.


Às 13h tem teatro infantil com o espetáculo "O Galinheiro de Bragança", do Grupo Galhofo, do Ceará, na Biblioteca Inspiração Nordestina. 


Às 15h tem o projeto Percursos Urbanos, nesta edição com a consagrada bailarina e coreógrafa Silvia Moura e com o título "Nos passos de nossas ancestrais: Dançar, curar, celebrar".


Também às 15 tem Ação Hip-hop, com Felipe Rima na coordenação da Virada dos Campeões, Especial 2023, com a Sonhares Company, do Ceará, no palco Galeria, do CCBNB. 


Às 16h tem o Trenzinho da História, coordenado por Gerson Linhares e partindo da recepção do CCBNB. 


E às 18h tem mais hip-hop pela Virada Cultural do CCBNB, desta vez na Praça Verde do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, com o Fórum Estadual do Hip Hop. 


Às 19h tem o encerramento da temporada do projeto Jazz em Cena, com o aclamado quarteto instrumental Marimbanda (Heriberto Porto, Thiago Almeida, Pedro Façanha, Michael da Silva) prestando homenagem a Luizinho Duarte, no palco que leva o nome do mestre compositor, baterista e violonista cearense. 


Às 20h começa a programação rock, no palco Silvio Cesar, com o Rock da Virada e apresentações das bandas Warbiff (CE), Fireline (CE), Dead Enemy (CE) e Flagelo (CE), no Palco Escadaria. 



Domingo, 10/12


No domingo, 10/12, às 10h30, a Virada Cultural tem no palco aberto na rua General Bizerril, em frente ao CCBNB, a programação especial do projeto Batendo na Porta, com o palco Mestre Azul, que homenageia a cultural tradicional popular, relembrando o integrante da Banda Cabaçal dos Irmãos Aniceto, que se despediu neste ano. Thalu Veras, Barbara Xavier, Adriano Kanu, Luana Florentino, Forró de Oia, Gil Pereira, Juliana Roza, Wilbert Santos, Coco da Dona Geralda se apresentam, em uma manhã de deslumbramento e música. A produção é de Thais Andrade, coordenadora do projeto ao longo de todo o ano.


Às 14h, no Polo Cultural Raimundo dos Queijos, tem a Banda Frevilhando, de Sobral, animando o público, pela Virada Cultural.



Segunda-feira, 11/12


Na segunda-feira, dia 11/12, hora e vez do Palco Nego Bispo, com a Roda das Pretas e dos Pretos em Busca da Ancestralidade, a partir de 18h30, no CCBNB, no palco Galeria. Ukilombo Capoeira, CECAB e Come inna di dance, do Ceará, participam deste momento.



Terça-feira, 12/12


Na terça, às 18h, acontece o Sarau Mulherio das Letras, no Palco Emília Freitas, com o Coletivo Mulherio das Letras, do Ceará, no Palco Galeria. O Mulherio das Letras - Ceará convida Sarau VeLas para Poesia. Apresentação do livro "Reflexões Íntimas" da autora Leide Freitas. Uma ciranda poética, com o público convidado a levar velas, para contribuir com uma atmosfera diferente.


Às 23h tem o Palco Reggae da Virada Cultural, com a Ação Cultural Reggae, do Ceará, no Palco Galeria. Apresentam-se a Dj Doren, destacando a vibe das mulheres da cena cearense, a DJ Freedom Sounds &amp, de Canoa Quebrada, com o DJ Bruno Rasta, da famosa e lendária barraca Freedom, Shalon Raiz, Carlinhos Nação & amp, The Reggae Band e Convidados: AFrodyte, Rafa Winner e Gomes Brasil. 



Quarta-feira, 13/12


A quarta-feira na Virada Cultural do CCBNB começa com um mestre da música do Brasil, o cantor e compositor baiano Xangai, em entrevista aberta no programa Nomes do Nordeste, às 11h, no CCBNB. Às 22h ele se apresenta em show no centro cultural.


Às 15h a programação tem sequência com uma exibição de filmes, na atividade sob a chancela simbólica de Palco Doug de Paula, uma homenagem ao realizador audiovisual, produtor cultural e militantes das políticas culturais, que nos deixou neste ano.


Às 16h se apresenta o Pastoral Mariinha de Ló, do Ceará.


Às 18h acontece na Praça dos Leões a Quarta de Yansã, com a Caravana Cultural, Ukilombo Capoeira, Tambor de Crioula, Indira Marley, Na Quebrada do Coco, Camila Reis & Dicy Rocha, do Maranhão.


Às 20h acontece um show coletivo reunindo grandes mestres da música do Ceará, no Palco Chico Pio, celebrando o grande cantor, compositor e violonista cearense, que se despediu neste ano. Eugênio Leandro, Calé Alencar, Edmar Gonçalves e Lúcio Ricardo celebram a música autoral cearense, com um repertório que inclui canções de Chico Pio e composições de cada um dos quatro.


Às 22h acontece um pocket-show da cantora e compositora cearense Cy D'Olimpio, que tem canções gravadas por intérpretes como Marienne de Castro e foi premiada em inúmeros festivais. Logo em seguida, sobe ao palco o bardo Xangai, cantor e compositor baiano nacionalmente destacado ao cantar as coisas de sua terra, a nordestinidade, e que retorna a Fortaleza especialmente para participar da Virada Cultural do CCBNB.



Quinta-feira, 14/12


Na quinta-feira, 14/12, a Virada Cultural do CCBNB conta com várias atividades, incluindo homenagem a mestres e mestras históricas para a cultura do Ceará e recebendo também os convidados Seu Pereira e Totonho, da Paraíba. 


Às 11h, no palco da Rua General Bizerril, acontece o debate sobre o tema "O ofício de frequentador assíduo de botequim", reunindo  Romeu Duarte, Luciene Simões, Dejoces Baptista e Socorro Sales (bate-papo), e a apresentação musical do Quarteto de Ian Calíope (chorinho), além de declamação de poesia com Marcos Paulo. O palco homenageia o grande agitador cultural cearense, o inesquecível "Cadeira Voadora".


Às 12h no Polo Cultural Raimundo dos Queijos acontece apresentação do Pastoril Atividade. Mazé Figueiredo, do Ceará, se apresenta no Banco do Nordeste Passaré, na Praça Jader Colares. 


Às 18h o CCBNB destaca o palco Izaíra Silvino, em homenagem à imensa professora, regente de corais, maestrina, compositora, pesquisadora, articuladora, produtora cultural e transformadora de tantas e tantas pessoas, em diferentes gerações. O palco Izaíra contará com apresentação da cantora, compositora, pianista e professora Aparecida Silvino, irmã de Izaíra. A produção desse palco é de outro grande intérprete, Marcus Caffé.


Às 19h no palco Galeria tem show do Água de Quartinha, grupo que bebe da fonte da cultura tradicional popular nordestina e que se destaca no cenário musical cearense desde os anos 2000. 


Às 20h30 sobem ao palco Seu Pereira e Totonho. Um encontro entre duas referências da música da Paraíba para o Brasil, que estão percorrendo o País com a junção de seus espetáculos, incluindo sucessos e músicas inéditas, em parceria. O show acontece no Palco Galeria CCBNB.



Sexta-feira, 15/12


Às 19h, no CCBNB, acontece o show do cantor e compositor Ricardo Back, com seu Black Trio, no palco denominado Luis Assunção.


Às 20h, vários intérpretes, compositores e compositoras sobem ao palco denominado Tarcísio Sardinha, para um show coletivo que inclui participação da filha do grande e saudoso mestre, a cantora, compositora e violonista Bárbara Sena. O palco é uma homenagem ao inesquecível artista e também um espaço aberto para a mostra do trabalho autoral de cada participante.


Às 23h, tem o Reggae da Virada, com Carlinhos Nação e Convidados, em mais uma apresentação antecedida por muita expectativa, no Palco Escadaria.


À 1h da madrugada de sábado acontece a Festa da Virada, com o DJ Victor, do Ceará, no Palco Escadaria.



Sábado, 16/12


Às 9h espaço aberto para a exposição "Linhas, cores e formas – 120 anos do menino de Brodowisk", com um coletivo de artistas de Fortaleza, na Galeria Antônio Bandeira, no CCBNB. 


Às 14h tem oficina de Fantoches de Papai Noel, com Calu Maravilha (CE), na sala de oficinas do centro cultural.


Às 15h tem o espetáculo de teatro de bonecos "Maya Super Drive", com Bruno Lobo La Loba e Icaro Troccoli, do Ceará, no Palco CCBNB. 


Às 16h, acontece o projeto Trenzinho da História, com Gerson Linhares. 


Às 17h, pela Virada Cultural, o projeto Praia da Música Cearense, coordenado pelo compositor e produtor Isaac Cândido, apresenta shows especiais na última edição do ano. Lu D´Sosa interpreta Djavan instrumental. Pedro Frota interpreta Ednardo. Davi Duarte interpreta Belchior. Roberta Fiúza interpreta Fausto Nilo. Isaac Cândido interpreta Raimundo Fagner. 


A programação da Virada Cultural em Paracuru também inclui:


17h - Grupo de Capoeira FICAG


17h30 - DJ Sid (Bons Ventos)


18h - Praia Literária: sarau poético e lançamento dos livros; Ádyla Lucas, Bartira Dias, Denis Akel, João Silveira, Marcus Dias, Ocelo Moreira e 

Vitória Andrade 


18h30 - Espetáculo “É Carona” com; Felipe Araújo e Henrique Castro. 


19h - Performance Voxels Multiverso com Erika Peron e Paracuru CIA de dança. Bailarinos: Luisa Castro, Lucas Melo, Marlon Ferreira e Thales Santos. A coreografia é de Milza Gama, da escola de Balé Lucymeire Aires. 


19h20 - Convidado especial; Marcus Catarina, que faz um tributo ao seu irmão, Vander Lee. 



SERVIÇO:

Virada Cultural do CCBNB. De 8/12 a 16/12, no Centro Cultural Banco do Nordeste Fortaleza, Rua Conde D´Eu, 560, Centro, e em diversos espaços, como o Polo Raimundo dos Queijos, o BNB Passaré e a praia de Paracuru. Entrada franca em todas as atividades. Informações:  Instagram do Centro Cultural Banco do Nordeste.

Comentários