Nesta sexta, 8/12, às 19h, 11 artistas maranhenses fazem show no CCBNB Fortaleza, na abertura da Virada Cultural


 


Texto de Zema Ribeiro. 

Especial para o Nossa Música e para a divulgação do show


Invariavelmente apontado como um dos estados de maior riqueza e diversidade cultural do país, o Maranhão terá uma caravana na Virada Cultural promovida pelo Centro Cultural Banco do Nordeste, em Fortaleza, nesta sexta, 8/12.


Camila Reis, Dicy, Elizeu Cardoso, Isaías Alves, João Simas, Klícia, Lena Garcia, Regiane Araújo, Santacruz, Wilson Zara e Zeca Tocantins irão se apresentar no Palco Papete, montado no CCBNB, cujo nome homenageia o cantor, compositor e percussionista José Ribamar Viana (1947-2016), um dos mais destacados artistas da música maranhense em todos os tempos.


Os 11 artistas, um time de craques, selecionados pela curadoria do evento, representam diversos segmentos da música popular brasileira produzida no Maranhão. “Levamos em conta, além da qualidade artística, obviamente, questões de representatividade: há artistas da capital e do interior, homens e mulheres, negros, artistas consagrados e revelações em seus modos diversos de fazer música”, destaca Gildomar Marinho, gerente do CCBNB.


O repertório da apresentação passeará por temas autorais e clássicos de compositores maranhenses, revelando um amplo leque tanto em se tratando de estilos quanto de tempo, abordando clássicos que vão de João do Vale (1934-1996), considerado o maranhense do século XX, a Josias Sobrinho – um dos compositores gravados por Papete em “Bandeira de Aço” (Discos Marcus Pereira, 1978), considerado um divisor de águas na música popular brasileira produzida no Maranhão –, que completou ano passado 50 anos de carreira.


Emaranhando em Fortaleza”, o título do espetáculo, brinca com um verso de “Devoluto”, poema de Sérgio Natureza musicado por Kléber Albuquerque gravado por este com o homenageado Celso Borges (1959-2023) em seu livro-disco “Música” (2006). À época, o poeta morava em São Paulo e um dos versos do poema diz “emaranhando em Sampa” – a escolha é também uma homenagem dos artistas ao poeta, cuja obra também inclui letras de música.


.O show tem entrada franca, assim como toda a programação do CCBNB Fortaleza, ao longo de todo o ano.


Confira a programação completa da Virada Cultural do CCBNB:


De 8 a 16/12, CCBNB Fortaleza promove Virada Cultural, com mais de 100 artistas e diversidade de linguagens e expressões. Entrada franca em todos os espetáculos e atividades (blognossamusica.blogspot.com)


Mais sobre a Virada Cultural:


Para encerrar 2023 de forma mais que especial, o Centro Cultural Banco do Nordeste (CCBNB) Fortaleza realizará uma grande programação entre os dias 8 e 16 de dezembro. É a Virada Cultural do CCBNB, reunindo mais de 100 atrações, de diversas gerações, vários estilos e linguagens artísticas. Tudo com entrada franca, como em toda a programação do centro cultural. 


Essa agenda especial de atividades acontece pelo segundo ano seguido e, além de espetáculos no centro cultural, como shows de Xangai, Seu Pereira e Totonho e Heberth Azzul, de uma caravana especial de grandes músicos do Maranhão, bem como de dezenas de artistas e bandas cearenses, inclui atividades em outros espaços de Fortaleza, como o Passeio Público, o Raimundo dos Queijos, o Beco do Tambor. 


A programação também chega ao município de Paracuru, que receberá edição especial do projeto Praia da Música Cearense, com Davi Duarte, Pedro Frota, Isaac Cândido, Lu D´Sosa e Roberta Fiúza, entre outros artistas e atividades de outras linguagens.   


A Virada Cultural conta com 22 palcos simbólicos, faixas de programação homenageando nomes da nossa cena artística e cultural que já se despediram. A escolha de cada homenageado/a guarda ligação com as características das atrações que se apresentarão em cada palco. 


Comentários