Top News

Oscar Arruda e banda apresentam nesta quarta, 16/4, às 20h, no Cantinho do Frango, show "Bird on the Wire", em homenagem a Leonard Cohen

 



O canadense Leonard Cohen, cantor, compositor, poeta, escritor, romancista, ganha homenagem especial nesta quarta-feira, 16/4, às 20h, em show no Cantinho do Frango (Rua Torres Câmara, 71, Aldeota). O cantor e compositor cearense Oscar Arruda sobe ao palco do Espaço Napoleão ao lado de Ayrton Bob Pessoa (teclados), Felipe Couto (contrabaixo), Marcelo Holanda (bateria) e das cantoras e compositoras Clau Aniz e Ayla Lemos (vocais), para apresentar o espetáculo "Bird on The Wire - Canções de Leonard Cohen", celebrando o autor de clássicos como "Hallelujah", "I´m your man", "Suzanne", "Dance me to the end of love".


O show destaca o grande escritor de canções, que se despediu em 2016, aos 82 anos, deixando um vasto legado musical e poético, aplaudido pela crítica e ainda a ser melhor conhecido pelo público. Entre 1959 e 1966, Cohen publicou cinco livros de poesia, pelos quais recebeu grandes elogios da crítica, chegando a ser comparado a James Joyce. Seus discos alcançaram também forte respaldo da crítica e suas canções lhe renderam uma longa amizade e correspondência com Bob Dylan, o compositor distinguido com o Prêmio Nobel de Literatura.


Na apresentação desta quarta-feira no Cantinho a plateia terá a oportunidade de apreciar, com Oscar e banda, a recriação de canções de várias fases da obra de Leonard Cohen: dos anos 60 à década de 80, chegando a composições mais recentes do autor de “Dance me to the end of love”. A atmosfera cool, noir, a um tempo sutil e intensa, simples e complexa, musical e poética, abstrata e metafórica mas também realista e direta nos matizes de Mr. Cohen será reconstruída no palco por Oscar e convidados.


“Como um grande fã da obra do Leonard Cohen há 30 anos, esse show surgiu como a consequência de um antigo desejo”, aponta Oscar Arruda, artista que, além de desenvolver um trabalho autoral, colabora com vários nomes da cena musical cearense e que deu início a esse projeto antes da pandemia, com o show tendo estreado no Salão das Ilusões e passado por espaços como o Teatro do Centro Dragão do Mar, o Café Couture e o próprio Cantinho do Frango, além de ter sido apresentado na XV Bienal Internacional do Livro, neste domingo.





“Fiquei muito impressionado, desde o começo, com as canções do Leonard Cohen e sempre ouvi muito, durante todos esses anos, principalmente a primeira fase, dos anos 60, dos discos ‘Songs of Leonard Cohen’, ‘Songs from a Room’ e ‘Songs of Love and Hate'”, detalha.


“Uma coisa que sempre me marcou muito é a profundidade dele como compositor, a tristeza e a verdade com que ele trabalha. É uma obra extremamente pessoal e marcante”.


O DVD lançado em 2012 com um show de Cohen foi a porta para um novo mergulho de Oscar Arruda na obra do compositor. “Foi uma retomada pra mim. Li a biografia dele, comecei a ouvir músicas de outras fases, dos anos 70, 80, produções mais recentes… Até que se impôs essa ideia de fazer um projeto com as canções dele”, conta Oscar.


Dos discos iniciais à obra mais recente


O repertório do show vem em grande parte dos três primeiros discos de Leonard Cohen, citados por Oscar. “São seis a oito músicas dessa primeira fase, que é mais caracterizada pela presença muito forte do violão dele, pelos arranjos bem suaves, sem bateria. Digamos que é a fase mais folk dele, das canções mais extensas… Final dos anos 60 até o comecinho dos anos 70”, indica.“Da segunda fase, dos anos 70, tem uma do 'New skin for the old ceremony', de 1974 e talvez mais uma do “Death of a ladies´ man”, cogita, citando o álbum de 1977.


“Dos anos 80, uma coisa um pouco mais pop, do ‘Various positions’, de 85. Já com bateria, uma parte do show mais pra cima. Aí tem ‘Dance me to the end of love’, ‘Hallellujah’… Não podem faltar", antecipa. “É muito difícil escolher, porque a discografia dele é muito extensa. Optamos por incluir canções que as pessoas já tenham ouvido. Mas teremos algumas surpresas também”. Convite feito para esse encontro com a obra de Leonard Cohen, revisitada por grandes músicos do Ceará.


SERVIÇO:

Oscar Arruda - Bird on the Wire. Canções de Leonard Cohen. Quarta-feira, 16/4, às 20h, com Oscar Arruda, Ayrton Bob Pessoa, Felipe Couto, Marcelo Holanda, Clau Aniz e Ayla Lemos. Couvert artístico: R$ 20,00. Apoio: projeto Jazz em Cena.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem