Um encontro de vozes femininas de diferentes gerações acontece nesta sexta-feira, 15/8, às 20h, no Belch Bar, no Dionísio Torres. Após 13 anos distante dos palcos, enfrentando problemas de saúde, a grande intérprete da cena de Fortaleza está de volta: Fhátima Santos, alagoana radicada no Ceará, que marcou época na capital cearense, vem retomando atividades musicais, com o apoio de dezenas de colegas artistas, produtores, técnicos e, claro, ouvintes e fãs. Depois de realizar seis shows coletivos solidários lotados, a cantora apresenta agora um novo espetáculo, unindo-se a uma das mais expressivas vozes da nova cena da capital cearense: Raara Rodrigues. Juntas, as artistas homenageiam Nana Caymmi, que se despediu em maio deste ano.
Recentemente, tanto Fhátima Santos quanto Raara Rodrigues apresentaram shows dedicados a Nana. Raara também participou das apresentações coletivas em apoio a Fhátima. Do diálogo entre ambas e da emoção da escuta e do aplauso de uma para outra, surgiu a ideia de unir os dois espetáculos-homenagem a Nana Caymmi, ao mesmo tempo celebrando um encontro de gerações e de simbolismos de momentos diferentes da música de Fortaleza.
Ao lado de Fhátima Santos e de Raara Rodrigues, no show desta sexta-feira, no Belch Bar, na Aldeota, estará o pianista Robson Gomes, um dos nomes mais aplaudidos entre os instrumentistas de Fortaleza e que vem tocando com Fhátima Santos em suas recentes apresentações. Inclusive no show que Fhátima dividiu recentemente com o ator, dramaturgo e cantor Ricardo Guilherme.
Agora, o show especial em homenagem a Nana Caymmi conta com um repertório que Fhátima, Raara e "Robinho" vêm preparando com esmero e dedicação, além de muito entusiasmo. Uma ocasião especialíssima para o público, convidado a lotar a casa, em uma noite que promete ser memorável, emocionante, assim como tem acontecido com os diversos shows coletivos em prol de Fhátima e com a participação dela.
Entre as canções escolhidas para esta noite mais que especial, os superclássicos "Só louco", de Dorival Caymmi; "De volta ao começo", de Gonzaguinha; "Medo de amar", de Vinicius de Moraes; "Cais", de Milton Nascimento e Ronaldo Bastos, e "Beijo partido", de Toninho Horta, além dos grandes sucessos que o público espera de uma apresentação em homenagem a Nana. Uma celebração à eterna voz do Brasil.
O repertório celebra diversas fases da carreira de Nana, com uma seleção diversificada e feita com o carinho de quem sempre foi fã e teve na intérprete baiana uma referência decisiva para a própria escolha pela carreira musical.
Contribuições para Fhátima Santos, em qualquer valor, podem ser feitas diretamente via pix da cantora: fs300360m@gmail.com.
Desde então foram realizados seis shows coletivos solidários - dois no Alpendre, um no CCBNB Fortaleza, um no Cantinho do Frango, um no Fuxico Beer e outro no restaurante O Barão. No primeiro show no Alpendre, há pouco mais de dois meses, Fhátima voltou a cantar com microfone e em um palco, após 13 anos, emocionando a todos e todas. Outros amigos e amigas têm auxiliado Fhátima em diversas frentes, incluindo acesso a médicos e medicamentos e assessoria jurídica que possibilitou à artista concretizar o Benefício de Prestação Continuada (BPC), pelo INSS.
Mais sobre Fhátima Santos
Alagoana radicada em Fortaleza, Fhátima Santos é uma eterna referência de qualidade, improvisação, interpretação, força, carisma, presença de palco, esmero no repertório, diferenciação, na cena musical cearense. Tornou-se uma das mais aplaudidas intérpretes desde os anos 90, com sua voz grave, seu ritmo, sua divisão, suas recriações inspiradas e personalíssimas para o melhor da canção do Ceará e do Brasil. Por muitos anos manteve uma carreira extremamente movimentada na cena de Fortaleza, com dias em que chegava a se apresentar três vezes. Marcou época em diversas casas e também participou de festivais da canção, projetos e programações especiais, além de produzir sofisticados espetáculos em teatros, homenageando artistas como Chico Buarque e Vinicius de Moraes, ao lado de grandes instrumentistas cearenses, outra marca de seu trabalho - sempre em excelente companhia!
Fhátima participou do disco coletivo "No Ceará é Assim", lançado em meados dos anos 90, pela Secretaria de Cultura do Estado, com clássicos cearenses recriados por diversos intérpretes. E lançou um CD com seis composições de Chico Buarque e parceiros, em uma demonstração do show que dedicou ao autor.
Também participou de inúmeros discos de compositores cearenses, além de cantar em eventos como shows coletivos e comemorativos e de atuar na abertura de shows de artistas como Leny Andrade, Nana Caymmi (que pretende homenagear em um novo show, em breve) e Filó Machado. Também fez show especial ao lado do consagrado cantor paulistano Zé Luiz Mazziotti, com quem gravou na TV Diário um especial em homenagem a Vinicius, ao lado de Fernanda Quinderé, com vídeos disponíveis no YouTube. Fhátima segue destacada com enorme carinho do público como uma das maiores cantoras da história da música de Fortaleza.
Mais sobre Raara Rodrigues
Raara Rodrigues se destaca pelo apuro técnico, pela emoção transmitida em seu cantar, por seu timbre marcante e pela opção por repertórios ousados e desafiadores, tendo sido recentemente convidada pelo aclamado guitarrista, compositor e arranjador Chico Pinheiro, de São Paulo, radicado em Nova York, para participar do show que ele realizou em Fortaleza. Também integra o projeto Elas, o Ceará e o Jazz, que apresenta o jazz de compositores cearenses, ao lado das cantoras Ângela Lopes e Mariana Lima, e é idealizadora do projeto Boemia Elegante, com o qual se apresenta regularmente, em diversos espaços de Fortaleza, além de participar de encontros musicais como o Sarau do Flores.
Influenciada decisivamente pelo jazz, costuma se apresentar também ao lado de grandes nomes da cena jazzística de Fortaleza. Já se apresentou nos principais teatros, centros culturais, espaços musicais e festivais do Ceará, como o tradicionalíssimo Festival Jazz & Blues, em Guaramiranga, além de participar de programas de TV e rádio e de ter seu trabalho amplamente destacado por sites e jornais do Ceará.
Serviço:
Show Homenagem a Nana Caymmi. Com Fhátima Santos, Raara Rodrigues e Robson Gomes (teclado). Nesta sexta-feira, 15/8, às 20h, no Belch Bar (Rua Lívio Barreto, 541, Dionísio Torres). Couvert artístico: R$ 20,00. Informações: 85-999733054.
Postar um comentário