Top News

Fortaleza recebe pela primeira vez o Festival Internacional de Arte Naif, na CAIXA Cultural, de 13/8 a 14/9. Entrada franca. Roda de conversa com artistas será realizada na terça, 12/8


"Ó abre alas, que eu quero passar", obra de Valeria Grille



Fortaleza receberá pela primeira vez uma ação do Festival Internacional de Arte Naif -  FIAN, evento que está em sua sexta edição e oferece a oportunidade de acesso ao trabalho de artistas de 20 estados brasileiros e de 15 países. Na CAIXA Cultural Fortaleza, a exposição será inaugurada na quarta-feira, dia 13/8, às 19h, com a presença de diversos artistas, e permanecerá aberta ao público até 14/9, com entrada gratuita, reunindo 96 obras, uma de cada artista selecionado, em celebração à arte popular. 


Na véspera da abertura, terça-feira, 12/8, às 18h30, será realizada uma Roda de Conversa, com o tema “Entre Cores e Sonhos: a Jornada da Arte Naif rumo aos Espaços de Reconhecimento”. Aberta ao público, com inscrições gratuitas no site da CAIXA Cultural Fortaleza, a atividade reunirá Adriano Dias (artista visual, da cidade de Guarabira-PB, idealizador e diretor do FIAN), André Cunha (recifense radicado em Paraty-RJ, artista visual, criador do MIMAN - Mini Museu de Arte Naif, trabalha com a técnica do diorama), Con Silva (de Batatais-SP, artista visual com participação em diversas exposições de arte naif) e Valeria Grille (do Rio de Janeiro-RJ, trabalha com bordado, uma das artistas contempladas com prêmio de aquisição no FIAN 2025). A conversa propõe uma reflexão sobre os caminhos da Arte Naif na construção de espaços de visibilidade e reconhecimento.


O festival, idealizado e coordenado pelo artista visual Adriano Dias, de Guarabira, Paraíba, conta com patrocínio do Ministério da Cultura e da CAIXA Residencial, e apoio da CAIXA e do Governo Federal, celebrando a riqueza e a força da arte Naif. Durante a exposição das obras em Fortaleza, no foyer superior da CAIXA Cultural, o público também poderá apreciar uma instalação sobre a cidade de Guarabira. 


“Diante de tantas histórias retratadas pela arte Naif, que também abordam e enfatizam o cuidado com as famílias em diferentes lares, poder contribuir com a conexão, acesso e valorização das expressões culturais é motivo de muito orgulho para a CAIXA Residencial. Ao narrar a nossa cultura de forma detalhista e vibrante, a arte Naif inclui em sua essência a riqueza da brasilidade, identificada a cada traço e criação dos artistas. Que, juntos, possamos incentivar o reconhecimento deste movimento artístico em diferentes espaços pelo Brasil”, detalha o CEO da CAIXA Residencial, Rodrigo Valença.


A curadoria desta edição ficou a cargo da museóloga e ex-diretora do Museu Internacional de Arte Naif (MIMAN-RJ) Jaqueline Finkelstein, do colaborador do Museu Internacional de Arte Naif de Magog, no Canadá, Jacques Dupont, e de Pedro Cruz, sócio fundador da Galeria André Cunha de Arte Naif, em Paraty. Juntos, foram responsáveis por selecionar os trabalhos com base em critérios como originalidade, qualidade plástica, caráter autoexplicativo e fiel representação da estética Naif.


O festival também prestará homenagem aos artistas Geo, de João Pessoa (PB), e Ivone Mendes, de Olinda (PE), ambos com trajetórias significativas no cenário da Arte Naif.


Coordenador do Festival Internacional de Arte Naif e da exposição em Fortaleza, Adriano Dias é um nome de referência no estilo Naif, um artista visual autodidata. Seu trabalho aborda cenas do cotidiano nordestino, mesclando elementos da religiosidade, imaginário infantil e festejos populares, num profundo resgate de suas reminiscências no interior. 


“Estamos muito felizes em poder realizar pela primeira vez em Fortaleza o Festival Internacional de Arte Naif, tendo o privilégio de ter como espaço expositivo a CAIXA Cultural Fortaleza, que realiza um trabalho tão importante, em várias linguagens. A missão do festival é destacar a Arte Naif, a arte popular, em suas variadas expressões, que se refletem, nesta edição, nos trabalhos que o público do Ceará vai poder apreciar”, ressalta Adriano Dias. 


Catálogo online e responsabilidade ambiental 


O catálogo da exposição estará disponível online, no site do festival e no da CAIXA Cultural Fortaleza, como forma de democratização do acesso a informações sobre a exposição, os artistas participantes e as obras selecionadas. Como ação de responsabilidade ambiental, a exposição contará, na abertura, quarta-feira, 13/8, às 19h, com a distribuição de sachês de sementes de árvores. 


Serviço: 

Evento: Festival Internacional de Arte Naif – FIAN 2025

Na CAIXA Cultural Fortaleza (Av Pessoa Anta, 287, Praia de Iracema). 

Período: de 13/8 a 14/9, com a exposição de obras de autores de 20 estados brasileiros e de 15 países. 

12/8, às 18h30, Roda de Conversa, com inscrições gratuitas no site da CAIXA Cultural Fortaleza. 

Abertura da exposição com solenidade e presença de artistas de outros estados: quarta-feira, 13/8, às 19h.

Entrada gratuita.


Sobre a CAIXA Residencial: a companhia que apresenta e patrocina o Festival Internacional de Arte Naif consiste em uma joint venture da CAIXA Seguridade com a Tokio Marine Seguradora, tendo as operações de oferta, venda e pós-venda de seguros habitacionais e residenciais desde janeiro de 2021, com a comercialização realizada nas unidades CAIXA. Acreditamos que lar é segurança, dignidade e bem-estar, sendo que lares protegidos promovem desenvolvimento social e cidadania. Entre as líderes do mercado de seu segmento, a empresa oferece diversos produtos com assistências e coberturas para o imóvel, incluindo proteção para o lar junto ao financiamento imobiliário, com benefícios exclusivos para as linhas de créditos Minha Casa, Minha Vida, SBPE, FGTS e Crédito Real Fácil. 

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem