Com muita emoção, a cantora Téti, 81 anos, foi homenageada no Encontro Mestres do Mundo, em show sábado, 29/11, às 21h50, em Quixadá, sua cidade natal, no palco principal do evento, na Lateral da Casa de Saberes Cego Aderaldo.
O show Homenagem a Téti - Futuro e Memória - Música do Ceará aconteceu como uma edição especial do projeto "Futuro e Memória", que desde 2018 realiza shows com Téti e grandes colegas da cena cearense, de várias gerações. A apresentação aconteceu no palco na Lateral da Casa de Saberes Cego Aderaldo.
Estiveram com ela no palco em Quixadá os mestres Rodger Rogério, Davi Duarte, Calé Alencar, Gilmar Nunes, além dos idealizadores do projeto, Rogério Franco e Dalwton Moura, e de Pedro Rogério e Flávia Rogério, filhos de Téti e Rodger.
Juntamente com eles, brilharam no palco do encontro Anfrísio Rocha na guitarra, Edmar Pinho no contrabaixo, André Benedecti na bateria e o maestro Luciano Franco nos teclados, nos arranjos e na direção musical. Além de Jefferson Portela, repertório também foi diferente, em relação aos shows do Futuro e Memória. Foi recheado de clássicos imortalizados na voz de Téti, pra todo mundo cantar junto e se emocionar, como "Chão sagrado", de Belchior e Rodger Rogério, também aos 81 anos um dos nossos maiores mestres.
.png) |
| Téti e Rogério Franco, na emoção do show no Encontro Mestres do Mundo |
"Frenesi", de Petrúcio Maia, Ferreirinha e Fausto Nilo, e "Acorda e sorri", de Petrúcio e Brandão", foram dois outros grandes destaques, assim como "Ponta do lápis", de Rodger e Clodo, interpretada por Téti e Rodger, e "Vento rei", de Calé Alencar e Zé Maia, no show interpretada por Téti e Calé. Além de composições de Rogério e Dalwton, dos discos "Futuro e Memória" 1 e 2, como a faixa-título e "Uma canção a mais", com direito a lembranças de Augusto Pontes. Um grande encontro de gerações da nossa música! E um reencontro de Téti com Quixadá, mais de 25 anos depois de sua apresentação anterior na cidade.
Ainda mais emocionante e significativo, simbólico e marcante, é ter o show no contexto do Encontro Mestres do Mundo, essa grande convergência de saberes e fazeres de nossos mestres e mestras, de todas as regiões do Ceará.
Mais sobre o show Homenagem a Téti e o projeto Futuro e Memória
Idealizado por Dalwton Moura e Rogério Franco, o projeto Futuro e Memória lançou dois discos de canções inéditas, o primeiro em 2018 e o mais recente em 2022, ambos disponíveis nas plataformas, além de um especial audiovisual que pode ser conferido no Youtube, gravado na ONG Casa de Vovó Dedé, parceira do show.
O espetáculo celebra os álbuns "Futuro e Memória" e "Futuro e Memória 2". O primeiro disco foi elogiado por críticos como Zuza Homem de Mello, Mauro Ferreira e Jotabê Medeiros e deu origem a dois clipes e a um show, que circulou por diversas cidades do Ceará e da Paraíba, em um total de 16 apresentações, com 14 músicos no palco.
O especial audiovisual traz composições de Rogério Franco e Dalwton Moura, reunidas nos dois discos, e músicas fruto de outras parcerias entre os integrantes do coletivo, como "Senhora do universo", de Calé e Rogério, e "Quereres e segredos", de Gilmar e Dalwton.
.png) |
| Calé Alencar e Téti, no show em Quixadá |
Ao lado de clássicos cearenses para o público cantar junto, como "Retrato marrom" (Rodger Rogério/Fausto Nilo), "Vento rei" (Calé Alencar/Zé Maia), "Em cima do tempo" (Edmar Gonçalves/Marcos Lupi), "Em algum lugar sagrado" (Rogério Franco/Marcílio Homem). No bis, "Cavalo-ferro", de Fagner e Ricardo Bezerra, canção consagrada na voz de Rodger Rogério, apresentada com todos de volta ao palco.
Rodger Rogério, também ator destacado em filmes como "Bacurau" e "Pacarrete", também interpreta a faixa-título do projeto, "Futuro e Memória" (Rogério Franco/Dalwton Moura), em um novo arranjo, além da inédita "Navegante", também de Rogério e Dalwton.
.png) |
| Rodger Rogério e Calé Alencar |
"Futuro e Memória": convivência histórica e criativa
O projeto "Futuro e Memória" vem destacando o reencontro desses músicos de diversas gerações da cena cearense, em uma atmosfera de muita amizade e congraçamento, troca de experiências e surgimento de novas canções em diferentes parcerias. Como Rogério e Calé Alencar, que compuseram "Senhora do universo", e Davi Duarte e Dalwton Moura, que escreveram "Atrás do tempo", vencedora do I Festival do Cais Bar da Redonda, na interpretação de Cyda Olímpio.
.png) |
| Flávia Rogério, no show em Quixadá |
A alegria de pegar a estrada para os shows, o lançamento dos clipes das músicas "Mais que sonhar" (Dalwton Moura), interpretada por Kátia Freitas, e "Reinvenção" (Rogério Franco/Dalwton Moura), na voz de Téti, as faixas que seguem tocando em rádio, os vídeos registrando momentos emocionantes em diferentes palcos, o EP de inéditas "Velho Menino", de Rodger Rogério, as novas canções que surgiram desse estar junto, tudo contribuiu para confirmar e ampliar a coesão do grupo, sempre destacando a música e os músicos do Ceará.
.png) |
| Davi Duarte e Téti, no show que recebeu muitos aplausos, na noite de sábado, 29/11, em Quixadá |
Fotos: Divulgação/Equipe Encontro Mestres do Mundo
Postar um comentário