O projeto Jazz em Cena inicia a temporada 2026 com uma atração especialíssima: a Big Band "Sala Brass", grupo fundado no segundo semestre de 2025 por meio da reunião de instrumentistas de diversos naipes que se reúnem todas as quartas para uma grande jam-session, no Sala Musical, um dos novos espaços mais ativos na cena jazz de Fortaleza.
Formado por 12 músicos, sendo cinco saxofones, dois trompetes, dois trombones, contrabaixo acústico, guitarra, teclado e bateria, o grupo traz arranjos de clássicos do jazz e da música brasileira.
A formação traz músicos de altíssimo nível, quase todos egressos ou ainda pertencentes à tradicional banda do Colégio Piamarta, uma das principais instituições formadoras de instrumentistas de sopro, em todo o País.
Liderada pelo saxofonista e compositor Bob Mesquita, que também assina boa parte dos arranjos, a Sala Brass traz música elaborada com esmero, com sonoridade e influência típicas das Big Bands tradicionais brasileiras, como a Orquestra Tabajara e outras, somada a um repertório também jazzístico e moderno.
Além dos encontros regulares das quartas-feiras, destacados na programação do Jazz em Cena em janeiro, confirmando a característica do projeto de dialogar com o cenário musical cearense e refleti-lo nas apresentações no Banco do Nordeste Cultural, a Sala Brass também já realizou apresentações em plena rua, em Fortaleza, atraindo olhares curiosos, encantando o público passante, surpreendendo pessoas ao quebrar a rotina da cidade, com o jazz em momento inesperado, convidando a um outro estado de espírito.
Bob Mesquita, professor também responsável pela formação de inúmeros alunos e autor de livros e métodos compartilhados internacionalmente, é também compositor, arranjador, produtor cultural, articulador da cena musical e advogado atuante no apoio aos direitos trabalhistas dos músicos. Faz parte da história do projeto Jazz em Cena, tendo apresentado desde shows autorais até homenagens a grandes nomes da música jazz. É um dos nomes mais requisitados para palcos e estúdios em Fortaleza, mantendo também parcerias com artistas de outros estados e países.
"É com muita alegria que convidamos todos e todas para a abertura da temporada 2026 do projeto Jazz em Cena, com esse show marcante, excepcionalmente numa quinta-feira, dia 29 de janeiro, no Banco do Nordeste Cultural", destaca Dalwton Moura, produtor e um dos idealizadores do projeto Jazz em Cena, ao lado de Lucas Benedecti.
"Sempre procuramos atrações especiais para a abertura da temporada, e termos uma formação numerosa e esmerada como a Sala Brass Band, reunindo grandes músicos, é um privilégio para o projeto. Uma alegria poder oferecer ao público esse espetáculo e começar muito bem a temporada 2026, depois de um ano fantástico que tivemos, celebrando os 10 anos do Jazz em Cena, sempre agradecendo a todos que comparecem, divulgam, trabalham, fazem acontecer, vibram com o projeto", complementa.
Os ingressos para o show são gratuitos, como em toda a programação do Banco do Nordeste Cultural, devendo ser retirados previamente na plataforma Outgo (site ou aplicativo).
Os ingressos para o show são gratuitos, como em toda a programação do Banco do Nordeste Cultural, devendo ser retirados previamente na plataforma Outgo (site ou aplicativo).
Serviço: Projeto Jazz em Cena, no Banco do Nordeste Cultural. Abertura da temporada 2026, com show da Sala Brass Band, na quinta-feira, 29/1, às 20h, no Banco do Nordeste Cultural (Rua Conde D´Eu, 560, Centro de Fortaleza). Ingressos na plataforma Outgo. Entrada franca.
Postar um comentário