Projeto Jazz em Cena tem show com Letícia Ibiapina no sábado, 23/3, às 19h, no CCBNB Fortaleza, homenageando "as mulheres que cantam a alma". Entrada franca

Garantindo desde 2015 a realização de uma temporada permanente de jazz em Fortaleza, o projeto Jazz em Cena, desde 2017 realizado no Centro Cultural Banco do Nordeste, tem no sábado, 23/3, às 19h, show com uma das mais destacadas cantoras do atual cenário cearense: Letícia Ibiapina. Ela apresenta um espetáculo inédito homenageando grandes divas do soul, intitulado "As Mulheres que Cantam a Alma", reforçando também a temática do mês do Dia Internacional de Lutas da Mulher por respeito, valorização, liberdade e pela construção de uma outra sociedade, de reeducação para superação do machismo estrutural.


Letícia, responsável pela direção artística e pela escolha do tema do show, estará ao lado de Lucas Marques (guitarra), Gabriel Gomes (teclado), Lucas Arruda (contrabaixo) e Michael da Silva (bateria), em um espetáculo que será filmado e terá o áudio captado em pistas, para registro documental e para posterior exibição no YouTube do CCBNB Fortaleza. 

Curiosamente, foi em uma edição do projeto Jazz em Cena, em 2017, no CCBNB, que, como espectadora, Letícia Ibiapina tomou um passo importante em seu caminho musical, ao dialogar com a produção do projeto sobre o amor pela música e o desejo de realizar um primeiro show e, quem sabe, vivenciar uma carreira musical. Daquela conversa inicial e despretensiosa surgiu a produção de um show em homenagem a Amy Winehouse, no Café Pagliuca, então um espaço referencial para a cena musical de Fortaleza, hoje infelizmente extinto. A resposta de público foi tão expressiva que o que deveria ser um show de estreia virou uma temporada, com várias apresentações, casa cheia e forte repercussão na imprensa e nas redes sociais. 

Sete anos depois, Letícia se tornou um dos nomes mais frequentes na música de Fortaleza, com apresentações regulares em diversas casas e também participação em projetos coletivos, como no próprio CCBNB. Ela estreou no Jazz em Cena em 2019, fazendo parte do show coletivo em homenagem à contrabaixista norte-americana Esperanza Spalding. Estudou canto por 10 anos e se dedica, além do jazz, ao soul, reggae, pop e música brasileira. Na pandemia, realizou várias lives promovidas por algumas instituições, como Sesc, UFC e FortBrasil. Em 2021 iniciou seu primeiro projeto autoral, com a música “Só o tempo”, e vem levando seu projeto "Letspin" a diversos espaços, em parceria com Filipe Rocha. Em novembro de 2023 foi entrevistada por Ulysses Gaspar no programa História da Música. 

"Fico imensamente honrada e muito feliz em poder participar do Jazz em Cena neste sábado, 23 de março, agora com o meu show completo e destacando as mulheres que cantam a alma, uma homenagem às grandes divas do soul", destaca Letícia. 

"Esse show eu estava querendo fazer já há um tempo, porque eu tenho um repertório de soul bem vasto e eu queria fazer essa homenagem ao Dia da Mulher, homenagear mulheres como Norah Jones, Alicia Keys, Aretha Franklin, Joss Stone, Amy Winehouse... Juntar as músicas de todas essas cantoras maravilhosas, potentes, de muita energia, tem sido um grande prazer para mim. Estou muito feliz de realizar esse espetáculo, e espero que o público possa gostar tanto quanto eu", complementa. Fica o convite para muita música. Vivam as divas do Soul! Vivam as músicas e os músicos do Ceará!

No dia 6 de abril, Jazz em Cena com Luis Felipe Gama (SP)

E a edição seguinte do projeto Jazz em Cena acontecerá no sábado, 6 de abril, às 19h, com um convidado muito especial: o pianista Luis Felipe Gama, de São Paulo, ao lado de músicos cearenses, em um show que une instrumental e canção. Inclusive com a possibilidade de estreia de parcerias de Luis Felipe com autores cearenses, com quem ele já "troca figurinhas", nestas semanas que antecedem o espetáculo. O show tem apoio do CCBNB Fortaleza, da Kamafeu Produções (produtora da cantora e compositora Kátia Freitas e do guitarrista e compositor Cristiano Pinho), do projeto Futuro e Memória - Música do Ceará e da Casa de Vovó Dedé, onde Luis Felipe gravará um especial audiovisual. 

Luis Felipe Gama é pianista, arranjador, letrista, compositor e professor. É reconhecido pela delicadeza e requinte com que interpreta as músicas. Em 2020, lançou seu quinto álbum, "Contrabando", em parceria com Ana Luiza e o poeta lisboeta Tiago Torres da Silva. "O Silêncio de Iara", composição de Luis Felipe Gama com o violonista Guinga, foi elogiada por Chico Buarque, que declarou que a obra o fez querer voltar a fazer música. Em Fortaleza, já se apresentou no CCBNB ao lado da cantora e compositora Regina Kinjo. O retorno à cidade acontece tendo como primeira atividade o show no sábado, 6 de abril, no projeto Jazz em Cena, em noite que contará ainda com os cantores e compositores cearenses radicados em Berlim Zé Eugênio e Anastácia. Tudo com entrada franca, como em toda a programação do CCBNB.

Serviço. Projeto Jazz em Cena. Show com a cantora Letícia Ibiapina e grupo: "As Mulheres que Cantam a Alma". Sábado, 23/3, às 19h, no Centro Cultural Banco do Nordeste Fortaleza (Rua Conde D´Eu, 560, Centro). Entrada franca. Mais informações: redes sociais do projeto Jazz em Cena, do CCBNB Fortaleza e da artista.

Comentários