Top News

Saxofonista Jorge Doudement lança disco e volta a representar a música do Ceará em SP

 

O jovem e virtuoso saxofonista Jorge Doudement: um dos artistas que mais levam a música do Ceará além das fronteiras 


Um dos mais brilhantes músicos da cena jazz e instrumental brasileira do Ceará, o jovem saxofonista e flautista Jorge Doudement está lançando o disco "Sexy Smile" e se preparando para mais uma vez representar o Ceará no exterior. Tarefa que tem abraçado com ousadia e coragem, realizando shows em diversos países, articulando-se com produtores e festivais na Europa, de forma completamente independente, sem apoio de editais ou de um programa permanente de circulação dentro e fora do Ceará - pelo qual tanto lutamos, mas que nem Prefeitura de Fortaleza nem Governo do Estado cuidaram até agora de realizar. Uma luta histórica dos músicos e músicas cearenses, que precisa sair do papel com a presença do Poder Público.

Ao melhor estilo "quem sabe faz a hora, não espera acontecer", Jorge Doudement, que está lançando seu sétimo disco, com não mais que 26 anos de idade, tem vencido as dificuldades e ignorado a falta de apoio de políticas públicas ao seguir investindo em engrandecer a própria carreira e divulgar a música do Ceará além fronteiras.

"Da última vez na Europa fiz quatro shows na França e dois na Alemanha, incluindo o Festival Latin Jazz, que acontece em Stuttgart. Lotamos o Theaterhaus", relata Jorge, que também investe em shows frequentes no Rio de Janeiro e em São Paulo, como forma de expandir seu público e de estar perto da cena instrumental e de outros projetos musicais nessas cidades. 


Jorge toca o clássico "Body and soul", em Stuttgart


Em setembro, ele retorna a São Paulo, onde toca inclusive no show de lançamento do disco do contrabaixista potiguar Sergio Groove. 

Foram duas turnês europeias, incluindo um convite para tocar com um músico que a que costumava assistir no Youtube e que admira intensamente. Na França, da última vez participei do show do grande pianista Franck Amsallem. Eu via ele só por vídeos, e fui convidado a tocar com ele no maior clube de jazz da França", destaca.


Jorge em ação em Paris, no clássico "Cherokee"


"No Rio já fiz show com Adaury Mothé e seu quarteto, no Las Brutas, em Copacabana. Outro destaque foi tocar com Ney Conceição e o pianista Luiz Otávio, grandes músicos, um privilégio pra mim", conta Jorge, que no Ceará costuma ser muito aplaudido pelos shows ao lado da cantora e guitarrista Rayane Fortes e também pelas apresentações com o maestro Luciano Franco, compositor com quem Jorge lançou um disco em parceria. Outro álbum, também lançado em 2024, foi feito em parceria com o referencial Marcio Resende, saxofonista e flautista, professor da Universidade Estadual do Ceará, carioca radicado no Ceará há 25 anos e um "mito" na cena musical de Fortaleza.

A musicalidade de Jorge Doudement também é abraçada por referências como a cantora, compositora e violonista baiana Rosa Passos, com quem mantém permanente diálogo e com quem gravou, à distância, a belíssima e intimista canção "Sim ou não", de Djavan, também disponível no YouTube.



 


O novo disco: gravação em fita, mix e master analógicas

O novo disco, "Sexy Smile", é definido por Jorge como "muito rico em sonoridade e tocabilidade". "O disco foi inteiro pensado na sonoridade da década de 60 até 80. As captações dos instrumentos no álbum foram feitos ao vivo e inteiramente gravado na fita. Prezamos por manter esse lado 'old school' de sonoridade e gravamos na fita, como eram feitos os discos antigamente", destaca, sobre um dos grandes diferenciais do novo álbum, que conta com outros grandes nomes da cena cearense: Pedro Ákila e Misael Andrade nas guitarras, Miqueias dos Santos e Glauber Azevedo no contrabaixo, Paulinho Santos e Jesiel Andrade na bateria. A capa é assinada pela modelo Erica Cardoso, que aparece ao lado de Jorge e do saxofone tenor que tanto o caracteriza. 

"O disco foi mixado e masterizado analogicamente, sem nada de modernidade nesse quesito. E apesar de ter sido feito nessa pegada 'old school' a tocada e o play são bem modernos, afinal o disco é mais voltado para o 'jazz fusion' e o 'smooth jazz'", ressalta.

O título "Sex Smile" vem da primeira faixa deste novo trabalho, ressaltando a ambiência sonora romântica e sexy ao mesmo tempo, com a linguagem do jazz ressaltada pela sonoridade à moda antiga. 

No repertório, recriações de grandes clássicos de George Benson, como "Give me the night", "Just the two of us", de Bill Withers e Grover Washington Jr., e um arranjo novo de "Strasbourg/St. Denis", do grande trompetista  Roy Hargrove.

Em todos os seus trabalhos, Jorge Doudement chama atenção, além do talento, da musicalidade, do estudo, da destreza na improvisação, pelo conhecimento profundo do jazz e da música do Brasil, em suas tantas vertentes, e pelo grau de respeito, cuidado, esmero com a música. Que este jovem artista possa seguir espalhando sua arte para o público em Fortaleza, no Interior, em São Paulo, no Rio, em outras praças, na Europa, no mundo. Que tenhamos mais músicos/as circulando e lançando tantos discos, abraçando seu fazer artístico com igual devoção e contando com apoio necessário e efetivo para gravar mais, tocar mais, viajar mais, chegar mais longe. Com seu trabalho e sua entrega, Jorge Doudement nos inpira a renovar energias para seguir buscando o melhor para nossa cena musical. 


Escute o novo disco em todas as plataformas, como o Spotify:

https://open.spotify.com/album/0Ej5jKAjr3aQMVMWt5phe9?si=azdgMig0SGWvV4dFQ29J1Q


Discografia - Jorge Doudement:

Rebel September - 2019 

Parceirização - Jorge Doudement e Luciano Franco - 2019 

É Brasil, Pai - 2021 

Outro lado da moeda - 2023 

Outro lado da moeda - Ao vivo no Festival Internacional de Música Instrumental - 2024 

Fortaleza Factor - Jorge Doudement e Marcio Resende -2024

Sexy Smile - 2024



Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem