![]() |
Calé Alencar na gravação do especial audiovisual Futuro e Memória 2 |
Calé Alencar comemora 70 anos com sarau nesta terça-feira, 22/10, no Hitty Bar, na Av. Washington Soares, 720. Já estão confirmados para este momento Alan Kardec, Ana Flora, Batucriolo, Clara Dourado (filha de Calé), Diego Freire, Inêssa Chaves, Jair Dantas, Jefferson Portela, Júlio Cesar, Marcelo Melo, Marina Cavalcante, Marta Pinheiro, Roberto Viana, Quinteto Agreste, Sobretons e Tannat.
Já na quarta-feira, às 20h, o cantor e compositor cearense apresenta o show "Mucuripe, Mares e Marés", no Centro Cultural Banco do Nordeste - CCBNB Fortaleza. Com entrada franca.
As memórias afetivas e culturais de Calé Alencar e sua infância, vivida na orla de Fortaleza, mais precisamente em locais como Mucuripe, Volta da Jurema, Avenida Beira Mar e Varjota, são a fonte de inspiração do espetáculo musical "Mucuripe, Mares e Marés".
O show conta com as participações especiais de dois filhos do artista, Clara Dourado e João de Calé, que subirão ao palco para cantar com o pai.
Com uma carreira que completa cinco décadas em 2025, Calé Alencar é reconhecido por sua profunda conexão com a música popular brasileira e a cultura tradicional do Ceará, destacando-se especialmente por sua participação no carnaval de rua de Fortaleza desde 1994. Mucuripe, Mares e Marés traz à tona as primeiras lembranças de Calé sobre Fortaleza, remetendo à sua infância e unindo referências e canções inspiradas no litoral cearense à sua vasta experiência musical. Prometendo uma noite de poesia e sonoridade únicas, Calé será acompanhado pela banda Como Um 5 Fosse 1 Trio, composta por Alan Kardec (guitarra e bandolim), Romualdo Filho (contrabaixo) e Nilton Fiore (percuteria).
Calé Alencar integrou o evento multicultural Massafeira Livre, participando de três faixas no álbum duplo lançado em 1980. Entre seus primeiros registros fonográficos estão os álbuns Um Pé em Cada Porto (1990) e Estação do Trem Imaginário (1992). Ao longo de sua carreira, Calé lançou um total de 15 álbuns. Mucuripe, Mares e Marés propõe uma reflexão sobre o tempo, o pertencimento e a relação com o território. O projeto, que tem uma forte conexão com a identidade de Fortaleza, é um convite para o público mergulhar nas histórias e memórias que celebram a vida, a arte, a música e o ofício de cantar e compor, a partir das experiências afetivas de Calé e da Fortaleza vista a partir do mar, com suas inspirações, movimentos e canções.
As participações especiais adicionam ainda mais brilho ao espetáculo. No palco, Calé recebe a filha Clara Dourado, conhecida por seu trabalho nas áreas de comunicação e artes. Já o filho caçula, João de Calé, promete encantar o público com seu talento precoce.
O espetáculo Mucuripe, Mares e Marés, comemorativo dos 70 anos de vida de Calé Alencar, integra a programação do CCBNB Fortaleza, que segue promovendo eventos gratuitos e de grande relevância para a cena artística local. O show será uma oportunidade imperdível para os amantes da música e da cultura cearense, unindo memória e arte em uma noite memorável.
SERVIÇO:
Espetáculo Mucuripe, Mares e Marés – Calé Alencar
Data: 23 de outubro de 2024
Horário: 20h
Local: Centro Cultural Banco do Nordeste
Endereço: Rua Conde d’Eu, 560 - Centro, Fortaleza – CE
Acesso Livre
Postar um comentário