Téti, Maria Elisete Morais de Oliveira e Rogério, nasceu em 13 de Junho de 1944 em Quixada, filha caçula de 24 irmãos.
Como sua mãe dona Lica falou, "Essa menina nasceu para ser cantora", Desde muito pequenina cumpriu a sua sina, “o belo destino que lhe deu nosso senhor”, nasceu para cantar e encantar.
Ganhou o mundo e “palmilhou o chão sagrado" do sertão nordestino e de todo Brasil .
“Ilumina a vida, ilumina a terra, nosso planeta agradece a tua voz, que encanta nossos corações”, as tuas poesias e sonoridade se transformam em palavras que alegram nossos dias.
Você é “ouro em pó que reluz”.
“O seu olhar quer ver o que há“.
E o que existe, o que realmente vemos dentro dos teus olhos, é amor à vida e às pessoas.
Você é o luxo da simplicidade, “o luxo da aldeia “, “que brinca e ama na areia da praia. “São os olhos do mar“, “da lua, do sol , da força da natureza" tão presentes nas suas interpretações das canções.
“Viva o som e a velocidade “que vibramos com suas cordas vocais que nos levam ao “caminho certo , sem perigo fatal“.
Seu sorriso ilumina a terra da Luz. “ Acorda e sorri, o temporal já passou, e a coragem chegou sem avisar e outro motivo vem nos dar a mão”.
Você é uma mensageira da esperança.
Seu bom humor é contagiante, sinal de inteligência e doçura. Alegra nossas vidas e nos enche de esperança.
“Só teus sorrisos me respondem“ .
“Seu propósito de vida são também os nossos sonhos que “foram descendo ladeiras , varando cancelas e abrindo porteiras“.
Seu exemplo de dedicação como filha, mãe, esposa, artista e ser humano ímpar nos inspira para “primeiro uma atitude, segundo algo que mude, terceiro a ação de mudar“. Ao mesmo tempo em que buscamos transformar a nós mesmos, transformamos o mundo em um lugar melhor de se viver.
Seu jeito maneiro, tranquilo, leve, nos lembra o sabiá, e o beija-flor que mira a flor e nos faz cantar com os passarinhos e a vida embelezar. Você é divertida e suas atitudes de amor à vida nos ensinam que a vida é bonita, é bonita e é bonita.
Seu corpo todo, na sua dança com molejo nordestino, nos convida a bailar e nos teus braços encontrar o teu abraço. Esse aconchego tão carinhoso e acolhedor.
Você nos inspira a sermos pessoas melhores.
Sua maior herança é sua coerência existencial.
Nasceu para brilhar e por isso vive com a simplicidade das verdadeiras pessoas sábias. Pois a humildade é o degrau mais alto da sabedoria.
Tuas células vibram em alta frequência de amor .
Tu és sempre tão sincera e transparente. Fala o que pensa com uma brincadeira fina própria das pessoas criativas e inteligentes. Que nos remetem a viajar ao resgate da nossa alma e ao que mora nas nossas consciências e memórias.
Sua visão transcendental de experiência nos passa uma energia que invade nossas almas.
Sua força e sua luz são contagiantes.
Nas décadas de 70 e 80 era conhecida como a voz mais bonita do Pessoal do Ceará, e aos poucos o Brasil conheceu e reconheceu seu talento e também reverenciou a ave mãe da música cearense.
Um cavalo ferro, trem imaginário, vai correndo solto, “dentro desse velho mundo pulsando num segundo letal no planalto central”. “Seu corpo, sua embalagem“, graças a Deus, não foi “todo gasto na viagem“.
Sua casa em Brasília e em São Paulo foi uma república musical. Várias artistas frequentaram seu lar transformando o ambiente em sonoras musicais. A voz linda e revolucionária. Um ícone feminino que animou e inspirou tantas mulheres a ter vez e voz, mostrando nossas raízes de Quixadá para os quatro cantos do Brasil, América Latina e do mundo.
Você é equatorial e também, para nós, universal, pois o nosso amor é terno e eterno.
Por força desse destino , em sonoras musicais , no campo de cultura , de sons e cores , você concebeu e criou duas filhas, Daniela e Flávia, e seu filho, Pedro Rogério, que organizou essa homenagem. Você presenteou essa linda família uma bela herança no cenário cearense, uma família de artistas e educadores que vêm fortalecendo nosso Ceará com suas interpretações e poesias .
Mais adiante a família cresceu com mais quatro netas: Júlia, Marina, Lucy e Sarah. Seu neto João Luís e, para nossa alegria, mais dois bisnetos: Benício e Maria Flor. Como o título do seu disco: “Nós um“.
Hoje, dia 9 de outubro, juntos com todos os seus amigos, queremos celebrar seus 80 anos de vida com muitas histórias para contar.
Aliás, também com muitas músicas para cantar .
Assim nós queremos viver esse momento lindo e inesquecível, pois sua vida merece ser celebrada e conhecida como um sinal de esperança .
Téti, querida, neste dia inesquecível vamos ouvir e sentir a homenagem que sua querida família, convidados e amigos irão fazer. Vamos juntos sentir essas ondas sonoras que invadiram de paz e emoção os nossos corpos, mentes e corações trazendo memórias que ficarão para sempre na história desse Cineteatro São Luiz e das nossas vidas.
Em 9 de Outubro de 2024
*Cristiane Holanda Rogério*
Postar um comentário