Top News

CCBNB: Idilva emocionou o público neste sábado, no Jazz em Cena, celebrando o samba-canção ao lado de outros grandes músicos do Ceará

 



Um grande público aplaudiu a cantora Idilva Germano neste sábado no projeto Jazz em Cena, no Centro Cultural Banco do Nordeste, em um show belíssimo e emocionante, reverenciando o samba-canção, da era de ouro das décadas de 40 e 50 até a presença desse gênero/forma de canção em tempos bem mais recentes, mesmo sem a utilização do termo. Clássicos imortais da música do Brasil foram recriados com muito coração, muita alma e entrega por Idilva e um super quinteto:


Luciano Franco guitarra, direção musical, arranjos. Tito Freitas brilhando muuuito nos improvisos ao piano. Thesco Carvalho também arrebatando o público com a improvisação no trombone. Ezequiel Ribeiro muito aplaudido no contrabaixo acústico. André Benedecti dando aula de musicalidade elegância, um baterista daqueles que o público tem prazer de ouvir.


Participação especialíssima de Marcos Maia em um momento duo no show, brilhando com Idilva ao revelar novos caminhos para superclássicos como "Manhã de carnaval" e "The gentel rain", celebrando Bonfá.



O público assistiu atento do início ao fim e se emocionou em muitos momentos, diante de canções tão pingentes e esmeraldas, interpretadas por Idilva de forma muito precisa, sincera, expressiva, pessoal. Idilva estreou o espetáculo em grande estilo, concretizando o antigo desejo de um show dedicado ao samba-canção, em um trabalho de pesquisa de repertório e de contexto artístico e musical que passa decisivamente pelo livro "A Noite do Meu Bem", de Ruy Castro, com direito a capítulos dessa história compartilhados com a plateia.


A sensibilidade interpretativa da cantora, a combinação de cuidado técnico e de muita sensibilidade em cada palavra, o timbre privilegiado utilizado com esmero e experiência são características que mobilizam o público, em todas as apresentações de Idilva Germano. E além disso tudo, seu amor pela música transparece, passando do palco para a plateia, com uma dedicação muito particular da artista em convidar cada ouvinte para sentir junto. Em compartilhar seu próprio entusiasmo com a beleza de cada canção, de cada harmonia, melodia, letra, ritmo, arranjo, timbre, cada detalhe, nuance, nota. Viva Idilva Germano. Vivam a música e os músicos do Ceará.


Confira a íntegra do repertório do show. Em breve a apresentação estará disponível no YouTube do CCBNB Fortaleza:


Caminhos cruzados 

Cansei de ilusões

Nova ilusáo 

Inquietação

Não diga não

Samba e amor


* Com Marcos Maia:

Manhá de Carnaval- Bonfá/A. Maria

Gentle rain- Bonfá 

Me deixa em paz -Amorim/Monsueto


Se queres saber

Pra machucar meu coração

Acaso

A volta (com Tito ) 

Outra vez

Você e eu

Lamento no morro


Ezequiel Ribeiro, maestro Luciano Franco, Idilva Germano, André Benedecti, Tito Freitas e Thesco Carvalho, logo após o show deste sábado no Jazz em Cena/CCBNB


Mais sobre o Jazz em Cena

O projeto Jazz em Cena promove mensalmente espetáculos de música jazz ou influenciada pelo jazz, sempre no Centro Cultural Banco do Nordeste Fortaleza, com entrada franca. A iniciativa concretiza o sonho de uma temporada permanente de jazz em Fortaleza e procura contribuir para a valorização e a visibilidade dos músicos e músicas do Ceará, abrindo espaço para que possam tocar com liberdade, escolhendo temas ou artistas ou discos homenageados para cada show, além dos trabalhos autorais. 

Em 2025 o projeto celebra 10 anos, tendo contribuído para a apresentação de mais de 150 shows, considerando os momentos em que foram realizadas duas apresentações por mês. A grande maioria dos shows foi especialmente concebida para o projeto, idealizado e dirigido por Dalwton Moura e Lucas Benedecti. Em ocasiões especiais, o projeto Jazz em Cena trouxe a Fortaleza artistas como Chico Pinheiro, Arismar do Espírito Santo, Osmar Milito e Zé Luiz Mazziotti, sempre convidando esses nomes de outros estados a subir ao palco ao lado de grandes músicos do Ceará.







Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem