Top News

Domingo, 23/3, meio-dia e meia, o Mercado AlimentaCE, na Estação das Artes, recebe o show "Elas, o Ceará e o Jazz", com Ângela Lopes, Mariana Lima e Raara Rodrigues cantando o jazz de autores cearenses. Entrada franca

 

Ângela Lopes, Mariana Lima e Raara Rodrigues: "Elas, o Ceará e o Jazz" (Foto: Tainá Facó)




No domingo, 23/3, ao meio-dia e meia, em show com entrada franca, três grandes vozes femininas da cena cearense se reúnem no palco do Mercado AlimentaCE, no Complexo Cultural Estação das Artes (Rua Dr. João Moreira, 540, Centro), em um espetáculo que destaca o jazz de compositores/as de nosso estado. Um repertório preparado para surpreender o público e destacar a beleza das canções e das interpretações. 

Ângela Lopes, Mariana Lima e Raara Rodrigues, cantoras de diferentes características e trajetórias, que atuam em diversos espaços e projetos em Fortaleza, se reúnem no show inédito na capital cearense. Com elas no palco, Hermano Faltz (guitarra), Gabriel Geszti (teclado), Ezequiel Ribeiro (contrabaixo acústico) e Carol Maia (bateria). Nara Kelly (trompete) faz participação especial. 

Os arranjos e a direção musical do show são do maestro Luciano Franco. A seleção de repertório, a idealização do projeto, a direção artística e a produção executiva do show são do produtor cultural, pesquisador e compositor cearense Dalwton Moura. 

Além de destacar a força das cantoras da nova cena de Fortaleza, que vêm trilhando um caminho de resistência e independência e conquistando plateias em várias frentes de atuação, o show, que estreou com grande sucesso e muitos aplausos no recente Festival Jazz & Blues, em Guaramiranga, tem como marca a valorização dos/as compositores/as cearenses, lançando luzes sobre uma ampla produção de canções em gêneros ligados ao jazz. Músicas que nem sempre encontram vozes e caminhos para chegar ao dito "grande público" e que certamente surpreenderão muitos espectadores.

Entre os objetivos está gerar mais visibilidade para a diversidade e a riqueza da cena jazz cearense, destacando, ao mesmo tempo, três grandes vozes femininas de intérpretes jovens e já com uma trajetória considerável, que fazem a música acontecer na capital, e um repertório permeado por influências do jazz, desde a década de 1930 até a de 2020. 


Uma pequena amostra, entre tantas possibilidades, da obra multifacetada, intensa e belíssima de autores/as cearenses cujas criações se fazem permear por matizes jazzísticos, seja na harmonia, na melodia, no ritmo e/ou em um conjunto que favorece a improvisação. No repertório, obras do maestro Luciano Franco, de Rogério Franco, Nonato Luiz, Rodger Rogério, Tarcísio Sardinha, Marcio Resende, Luizinho Duarte, Carlinhos Patriolino, Paulo Araújo, Augusto Pontes, Alano Freitas, Érico Baymma, Lauro Maia, Evaldo Gouveia, Dedé Evangelista, Hermano Faltz, Iury Batista, André Benedecti, Mauricio Matos, Dalwton Moura, entre outros.

O reconhecimento e o destaque à forte participação feminina na cena jazz cearense são outras características do show, que reúne intérpretes envolvidas neste e em outros universos musicais, com diferentes abordagens interpretativas. 

Ângela Lopes, também reconhecida pelo trabalho no choro e no samba, apresentou recentemente um aplaudido tributo a Billie Holiday, com muitos elogios, e vem realizando apresentações semanalmente, com os clássicos do jazz. 

Mariana Lima, a Mary, que também se dedica ao soul e ao rythm ´n blues, com forte apelo ao público mais jovem, vem levando a diversos espaços seu show de jazz, com ótima repercussão. 

Raara Rodrigues se destaca pelo apuro técnico e pela opção por repertórios desafiadores, tendo sido recentemente convidada pelo aclamado guitarrista, compositor e arranjador Chico Pinheiro, de São Paulo, radicado em Nova York, para participar do show que ele realizou em Fortaleza. 




Essa união de diferentes características, trajetórias, ênfases, bagagens, em um encontro inédito, abre diversas possibilidades criativas, ressalta o trabalho de artistas femininas que enfrentam o desafio de viver da música e para a música e convida a plateia do Mercado AlimentaCE, no Complexo Cultural Estação das Artes, a um mergulho no jazz "made in Ceará", por compositores/as de várias gerações, promovendo também um diálogo entre diferentes momentos históricos da música de nosso estado para o Brasil e o mundo. 

A presença da baterista Carol Maia também chama atenção para a cena das mulheres instrumentistas em Fortaleza, com crescente destaque. Um mergulho em uma safra rica e multifacetada, que ganha com o show um momento especial para chegar ao público por meio de três belíssimas vozes. Convite feito para um encontro com Elas, o Ceará e o Jazz.  

Sobre o Mercado AlimentaCE

O Mercado AlimentaCE é um espaço para vivenciar o Ceará de Comer. Um dos equipamentos públicos que integram o Complexo Cultural Estação das Artes, em Fortaleza, é um lugar para experimentar, aprender sobre e adquirir alimentos cearenses de qualidade, que contam histórias e trajetórias de toda a cadeia produtiva local. Tem como diretriz ser um polo de referência gastronômica no país e valorizar a gastronomia e a cultura alimentar.


SERVIÇO:
Show "Elas, o Ceará e o Jazz - O Jazz de Compositores Cearenses. Com Ângela Lopes, Mariana Lima, Raara Rodrigues e quarteto. Domingo, 23/3, ao meio-dia e meia, no Mercado AlimentaCE, dentro do Complexo Cultural Estação das Artes (Rua João Moreira, 540, CEntro). Entrada franca.  

(Fotos: Divulgação/Tainá Facó)














Fotos divulgação do show: Tainá Facó
Fotos show no Festival Jazz & Blues: Chico Gadelha e equipe Bluz Filmes
Fotos show no CCBNB Fortaleza: acervo do projeto

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem