Após 13 anos distante dos palcos, enfrentando problemas de saúde, a grande intérprete da cena de Fortaleza está de volta: Fhátima Santos, alagoana radicada no Ceará, que marcou época na capital cearense, está aos poucos retomando atividades musicais, com o apoio de dezenas de colegas artistas, produtores, técnicos e, claro, ouvintes e fãs. Depois de realizar quatro shows coletivos solidários lotados, a cantora se prepara agora para duas novas apresentações. A primeira delas acontece nesta sexta-feira, 25/7, às 19h, no restaurante O Barão, no Itaperi (Rua Equador, 1814), e tem caráter especial, por muitos motivos.
Primeiro porque contará com Fhátima por mais tempo no palco, interpretando um número maior de canções. Também porque Fhátima realizará o sonho de prestar homenagem a Nana Caymmi, uma das cantoras que mais a influenciaram, artista que se despediu de nós em maio deste ano. E ainda porque Fhátima estará no palco ao lado de um amigo, ídolo e referência, e fã da cantora: o ator, dramaturgo, produtor, pesquisador, agitador cultural Ricardo Guilherme, um dos nomes mais destacados das artes cênicas no Brasil e também um cantor presente com frequência em shows e encontros musicais, desde os tempo do Clube dos Gatos original, com Guilherme Neto, nas terças-feiras na Av. Barão de Studart, até o atual Clube, no Cantinho do Frango, com edição mensal. Ricardo também apresenta um programa de TV, dedicado a entrevistas aprofundadas, inclusive com muitos músicos.
Ao lado de Fhátima Santos e de Ricardo Guilherme, no show desta sexta-feira, no O Barão, no Itaperi, homenageando Nana Caymmi, estará o pianista Robson Gomes, um dos nomes mais aplaudidos entre os instrumentistas de Fortaleza. O show especial em homenagem a Nana Caymmi conta com um repertório que Fhátima, Ricardo e "Robinho" vêm preparando com esmero e dedicação, além de muito entusiasmo. Uma ocasião especialíssima para o público, convidado a lotar a casa, em uma noite que promete ser memorável, emocionante, assim como tem acontecido com os diversos shows coletivos solidários em prol de Fhátima.
Já na quarta-feira, 30/7, ao meio-dia, dentro do projeto Cardápio Musical, Fhátima Santos volta a reunir amigos e colegas, em show especial no Centro Cultural Banco do Nordeste (CCBNB Fortaleza), na Rua Conde D´Eu, 560, Centro, ao lado da Catedral Metropolitana de Fortaleza. A apresentação conta com entrada franca e será mais uma oportunidade de congraçamento e apoio à grande intérprete. Com a participação de diversos/as colegas cantores e instrumentistas.
Contribuições para Fhátima Santos, em qualquer valor, podem ser feitas diretamente via pix da cantora: fs300360m@gmail.com. Após 13 anos enfrentando depressão severa e mantendo-se reclusa em casa, há cerca de dois meses ela procurou amigos como os músicos Ciribáh Soares e Daniel Domingues, pedindo ajuda e comunicando desejo de voltar aos palcos.
Desde então foram realizados quatro shows coletivos solidários - dois no Alpendre, um no Cantinho do Frango e um no Fuxico Beer. No primeiro show no Alpendre, Fhátima voltou a cantar com microfone e em um palco, após 13 anos, emocionando a todos e todas. Outros amigos e amigas têm auxiliado Fhátima em diversas frentes, incluindo acesso a médicos e medicamentos e assessoria jurídica para solicitar o Benefício de Prestação Continuada (BPC), pelo INSS.
Mais sobre Fhátima Santos
Alagoana radicada em Fortaleza, Fhátima Santos é uma eterna referência de qualidade, improvisação, interpretação, força, carisma, presença de palco, esmero no repertório, diferenciação, na cena musical cearense. Tornou-se uma das mais aplaudidas intérpretes desde os anos 90, com sua voz grave, seu ritmo, sua divisão, suas recriações inspiradas e personalíssimas para o melhor da canção do Ceará e do Brasil. Por muitos anos manteve uma carreira extremamente movimentada na cena de Fortaleza, com dias em que chegava a se apresentar três vezes. Marcou época em diversas casas e também participou de festivais da canção, projetos e programações especiais, além de produzir sofisticados espetáculos em teatros, homenageando artistas como Chico Buarque e Vinicius de Moraes, ao lado de grandes instrumentistas cearenses, outra marca de seu trabalho - sempre em excelente companhia!
Fhátima participou do disco coletivo "No Ceará é Assim", lançado em meados dos anos 90, pela Secretaria de Cultura do Estado, com clássicos cearenses recriados por diversos intérpretes. E lançou um CD com seis composições de Chico Buarque e parceiros, em uma demonstração do show que dedicou ao autor.
Também participou de inúmeros discos de compositores cearenses, além de cantar em eventos como shows coletivos e comemorativos e de atuar na abertura de shows de artistas como Leny Andrade, Nana Caymmi (que pretende homenagear em um novo show, em breve) e Filó Machado. Também fez show especial ao lado do consagrado cantor paulistano Zé Luiz Mazziotti, com quem gravou na TV Diário um especial em homenagem a Vinicius, ao lado de Fernanda Quinderé, com vídeos disponíveis no YouTube. Fhátima segue destacada com enorme carinho do público como uma das maiores cantoras da história da música de Fortaleza.
Serviço:
Show Homenagem a Nana Caymmi. Com Fhátima Santos, Ricardo Guilherme e Robson Gomes. Nesta sexta-feira, 25/7, às 19h, no restaurante O Barão, no Itaperi (Rua Equador, 1814). Reservas: 988383217 (Whatsapp). Na quarta-feira, 30/7, ao meio-dia, show coletivo Fhátima Santos e Amigos, no CCBNB. Entrada franca. Rua Conde D´Eu, 560, Centro.
Postar um comentário