Top News

Marcos Lessa lança álbum com canções de Ba Freyre, homenageando o saudoso compositor, com arranjos de Cainã Cavalcante, colaborações de Thiago Almeida e outros mestres da cena cearense. Saiba mais




Uma das maiores vozes da música brasileira, Marcos Lessa homenageia Ba Freyre, lançando um álbum que chama atenção desde a capa, uma belíssima criação em tom retrô, homenageando os vinis e o amor pela música, até os arranjos de Cainã Cavalcante, com colaborações de Thiago Almeida e presença de outros mestres instrumentistas da cena musical do Ceará para o Brasil.

"Tudo pela Música" é o coerente título do novo álbum, e de uma super faixa-título, samba em metais maravilhosos, contando a trajetória nômade do compositor, em busca de viver a arte, da arte e pela arte. E celebra um pouco da muito extensa obra de Ba Freyre, paraibano que se radicou no Ceará, cearense de coração e que também foi reverenciado em um esmerado livro de partituras, "Versos e Canções - Songbook", lançado há alguns anos, com a produção executiva de Fernando Bezerra. 

Ba foi também um divulgador da música nordestina em Israel. Teve mais de 50 anos de carreira. E, após sua despedida, foi celebrado em show coletivo no Centro Cultural Banco do Nordeste, em Fortaleza, em 2022, e dando nome ao palco de um dos salões do restaurante Illa Mare, literalmente dentro do mar de Fortaleza, espaço onde Marcos Lessa costuma atrair plateias numerosas regularmente, com seu Samba do Lessa.  


Ba Freyre tem parte de sua obra destacada no novo disco, na voz de Marcos Lessa

Também em faixas como a de abertura, "Acender", os metais em belos e contagiantes arranjos são uma característica do novo disco, que entrega uma leitura contemporânea das canções de Ba Freyre, com grandes interpretações do cearense Marcos Lessa, que festeja a oportunidade de lançar seu sexto disco de carreira e já teve álbum produzido por Roberto Menescal e lançado nacionalmente pela Biscoito Fino, "Deslizando na Canção", de 2019. Além dos discos autorais "Moa" e "Sal" e dos trabalhos dedicados a compositores como Gonzaguinha. E de discos em que passeou pelo repertório de diversos intérpretes, além da participação em inúmeros álbuns coletivos, solidários, projetos especiais, discos de compositores, como "Sonho ou Canção", do maestro Luciano Franco e do compositor e cantor Dalwton Moura.

"Fora a Elis Regina e o Emílio Santiago, nunca vi ninguém chegar assim e gravar todas as vozes de um disco no mesmo dia", ressalta o capixaba Menescal sobre o trabalho com Marcos Lessa, no famoso estúdio da ilha da Gigóia, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, aonde só se chega pegando... um barquinho.

Entre os momentos mais bonitos do novo álbum, "Tudo pela Música", está a participação da cantora e intérprete Amanda Santi na faixa “Talvez”. A união de suas vozes resulta numa interpretação sensível, moderna e cheia de personalidade. O grande sanfoneiro Nonato Lima também participa do disco, na enternecedora balada “Pra cada gesto seu”, em clima intimista e daquelas canções de amor na voz do Emílio, enriquecida pelos matizes sensíveis do acordeom de Nonatinho, em lindas frases e em um improviso final.

O time de músicos é uma verdadeira seleção de craques: Vinicius Matos na bateria, Hoto Jr. na percussão, Netinho de Sá no contrabaixo, Cainã Cavalcante no violão e na guitarra, Thiago Almeida nas teclas, Danilo Sinna no sax tenor, mestre Jessé Sadoc no trompete e Rafael Rocha  assinando trombone e os arranjos de metais. 

Tudo isso sob o olhar cuidadoso de Zuellington Freyre, irmão de Ba Freyre, que também contribuiu como compositor em algumas faixas e cuidou da produção executiva com carinho e respeito ao legado do autor.
Marcos Lessa prova mais uma vez por que é um dos grandes nomes da música brasileira, com este disco, já disponível em todas as plataformas digitais.


Mais sobre Marcos Lessa:


Ainda muito jovem e já preparando a celebração de seus 20 anos de carreira, para 2027, Marcos Lessa nasceu em Fortaleza e se descobriu cantor profissional aos 17 anos, sendo seu primeiro show o lançamento de seu disco "Olhares da Vida", em parceria com Clarissa Araripe, já lotando um teatro na capital cearense. 

A voz grave, variando da intensidade ao suave, o carisma, a presença de palco, o suingue, o gosto pela música brasileira em diversas expressões, a herança dos pais - ele músico erudito, violoncelista, ela amante da MPB, poeta e autora de livros infantis - se tornaram características reconhecidas por um público cada vez maior. O clássico "Águas de Março", na voz da "Pimentinha", é lembrado como um daqueles momentos decisivos, de epifania, de escolha pela música como caminho de vida, de arte, de labor e de luta. 

Em 2010, outro momento decisivo. Trabalhando na lojinha do tradicional Festival Jazz & Blues, em Guaramiranga-CE, surpreendeu o grande violonista e compositor Manassés de Sousa, ao dar canja em um show, sendo convidado a integrar a próxima apresentação, com direito a receber o primeiro cachê. Um momento emblemático, para todo músico. 

Músicas de Fagner, Fausto Nilo, Petrúcio Maia, Belchior, Amelinha se misturam ao início da carreira de Marcos Lessa, que em pouco tempo, montou a própria banda. Tito Freitas e Eduardo Holanda, até hoje seu diretor musical, passaram a lhe acompanhar nas apresentações, que ganharam reforço de nomes como Cainã Cavalcante, Adriano Azevedo, Robertinho Marçal, Denilson Lopes e Miqueias dos Santos.

Vieram show importantes, no Ceará, e uma ampliação para o reconhecimento nacional pelo grande público, com a destacada participação no programa The Voice Brasil, em 2013, do qual foi semifinalista. Passou então a morar no Rio de Janeiro, por dois anos, pertinho de Roberto Menescal, por coincidência descoberta ao longo das Olimpíadas de 2016. Cantou em Nova York, inclusive no Blue Note, e lançou em 2014 o disco "Entre o Mar e o Sertão", sendo a faixa-título uma inédita de Evaldo Gouveia e Paulo César Pinheiro. Em 2015 veio o show "Estradas", homenagem a Gonzaguinha, espetáculo que passou por várias capitais e que virou disco. 

Em 2017, lança "Sal", novo disco autoral, fazendo referência à passagem bíblica do livro de Mateus: “Vós sois o sal da terra”. Para o artista, o sal representa o amor, o que se tornou o grande tema de novo trabalho, lançado em CD e DVD. Em 2019, o citado "Deslizando na Canção", com produção e parceria de Roberto Menescal, uma celebração à bossa nova, com novas bossas, inclusive composições de Marcos e de parceiros conterrâneos cearenses com Menescal, como Dalwton Moura e Pio Rodrigues. Marcos Lessa segue lotando shows em Fortaleza e em inúmeras cidades, de vários estados, como uma das vozes mais aplaudidas da música do Brasil. 


Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem