Top News

CCBNB: comemorando 10 anos, projeto Jazz em Cena tem sábado, 20/9, exposições, homenagens e dois shows com cearenses recriando discos históricos. Entrada franca

 



Fechando com excelência e muitas novidades as comemorações pelos 10 anos do projeto Jazz em Cena, o Centro Cultural Banco do Nordeste promove no sábado, 20/9, a partir das 19h, uma série de atividades especiais, incluindo dois shows, homenagem a personalidades que contribuíram para a trajetória do projeto e a história da cena jazz em Fortaleza, além de duas exposições: uma de bordados retratando músicos cearenses e mestres do jazz, outra com alguns dos melhores cartazes elaborados pelo artista Caio Castelo ao longo destes 10 anos de Jazz em Cena.


Serão duas apresentações, em uma noite especial, levando ao palco do CCBNB Fortaleza a íntegra do repertório de dois dos mais marcantes discos da história do jazz: "Kind of Blue", lançado por Miles Davis em 1959, o álbum mais vendido da história do jazz; e "Time Out", de Dave Brubeck, também lançado em 1959 e um marco pelo uso de assinaturas de tempo diferentes, compassos compostos, tempos "estranhos" e desafiadores, mas surpreendentemente revelados com muito suingue.


Essa comemoração especial, com rodada dupla de shows, será acompanhada por outras surpresas para o público e contará com músicos que tocaram nos shows em agosto de 2015, quando do início do projeto que concretizou o sonho de uma temporada permanente de jazz em Fortaleza. 



Os shows contarão com nomes de referência na cena jazzística do Ceará para o Brasil, como o saxofonista, flautista, compositor, arranjador e professor Marcio Resende, o pianista, compositor e arranjador Thiago Almeida, o multi-instrumentista, compositor e arranjador Luciano Franco, o saxofonista, compositor e flautista Jorge Mateus Doudement, o trompetista Alex Moreira, o baterista, compositor e arranjador André Benedecti e o baterista David Krebs, entre outros. 


Será um mergulho no tempo, rumo ao ano de 1959, época do lançamento dos dois álbuns que, cada um a seu modo, transformaram a história do jazz e da música popular como um todo, com uma paradinha em agosto de 2015, mês do início do projeto Jazz em Cena. Com direito a relembrar shows antológicos, que marcaram a história do projeto nestes 10 anos, sempre destacando e buscando cada vez mais divulgação e valorização para os músicos cearenses, construindo mais e mais pontes entre eles e o público, em uma temporada permanente, com shows ao longo de todo o ano. 


O projeto também recebeu grandes nomes de outros estados, convidados especialíssimos, que ajudaram a enriquecer essa história de 10 anos, como Arismar do Espírito Santo, Osmar Milito e Zé Luiz Mazziotti, e, mais recentemente, já nos shows comemorativos pela primeira década do projeto, Chico Pinheiro, Mike del Ferro (Holanda) e Mauricio Einhorn.


Bordados e Cartazes em Cena


No sábado, 20/9, às 19h, no CCBNB, uma hora antes do início dos dois shows comemorativos, serão abertas duas exposições especialmente idealizadas para celebrar os 10 anos do projeto Jazz em Cena. Uma delas, "Bordado em Cena", surgiu como uma iniciativa do grupo Café com Bordados, a partir de uma sugestão de uma fã do projeto, a bordadeira e pesquisadora musical Virginia Fukuda, presença das mais assíduas nos shows do projeto ao longo desses 10 anos, como verdadeira "cadeira cativa". 


Virginia integra um grupo de pessoas de 17 pessoas de diferentes idades e profissões que se dedicam ao bordado, realizando exposições e eventos regularmente. Destas, nove elaboraram obras para a exposição “Bordado em Cena”, celebrando os 10 anos do Jazz em Cena: Fátima Regina Guimarães, Lourdes Bernardo, Márcia Dutra, Marta Dutra de Sá, Salete Salomoni, Sandra Leite, Solange Soares, Vera Mamede e a própria Virginia Fukuda.


O grupo teceu 16 obras em bordado, retratando músicos cearenses que passaram pela história do Jazz em Cena e também grandes músicos da história do jazz, que foram homenageados em shows do projeto. As obras serão expostas em uma das galerias do CCBNB, incluindo também um bordado especial elaborado a partir da logo do Jazz em Cena, com o nome da exposição: "Bordado em Cena".



A segunda exposição contará com alguns dos cartazes elaborados pelo artista visual, músico, compositor, multi-instrumentista Caio Castelo, responsável por todos os cartazes, pela logomarca e pela identidade visual do projeto, desde 2015. Uma homenagem a esse grande artista e a todos os músicos e músicas retratados nos cartazes, que sempre chamaram atenção do público e despertaram muitos elogios, pela criatividade, pela originalidade, pela beleza e pelo impacto que causam. Agora é hora de revisitar essa história, relembrando alguns dos vários shows produzidos especialmente para o projeto, por músicos do Ceará, em sua maioria, e por convidados de outros estados e países, homenageando também, e principalmente, esses grandes artistas.


Mais sobre o Jazz em Cena


O projeto Jazz em Cena promove mensalmente espetáculos de música jazz ou influenciada pelo jazz, sempre no Centro Cultural Banco do Nordeste Fortaleza, com entrada franca. A iniciativa concretiza o sonho de uma temporada permanente de jazz em Fortaleza e procura contribuir para a valorização e a visibilidade dos músicos e músicas do Ceará, abrindo espaço para que possam tocar com liberdade, escolhendo temas ou artistas ou discos homenageados para cada show, além dos trabalhos autorais. 



Em 2025 o projeto celebra 10 anos, tendo contribuído para a apresentação de mais de 150 shows, considerando os momentos em que foram realizadas duas apresentações por mês. A grande maioria dos shows foi especialmente concebida para o projeto, idealizado e dirigido por Dalwton Moura e Lucas Benedecti.



Serviço: 

Jazz em Cena - 10 Anos. Sábado, 20/9, a partir das 19h, no CCBNB Fortaleza (Rua Conde D´Eu, 560, Centro, ao lado da Catedral Metropolitana). Entrada franca. Retirar ingressos online na plataforma Outgo. Dois shows, recriando os clássicos discos "Kind of Blue", de Miles Davis, e "Time Out", de Dave Brubeck. Homenagens a nomes que contribuíram para a história do projeto e do jazz em Fortaleza. Abertura de duas exposições, de cartazes de shows assinados por Caio Castelo e de bordados inéditos retratando músicos do Ceará e do mundo. Informações: 85999733054 e instagram @jazzemcena.


Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem