Top News

Representando o Ceará, Edinho e Yayá Vilas Boas estão na final do Festival Nacional da Canção, em Minas Gerais, o maior do País. Finalíssima acontece neste sábado, às 20h30, com transmissão online



Os cantores e compositores cearenses Edinho Vilas Boas e Yayá Vilas Boas, pai e filha, se classificaram, na noite desta sexta-feira, 5/9, na cidade de Boa Esperança-MG, para a grande final do Fenac, o Festival Nacional da Canção, em Minas Gerais, o mais antigo evento no formato de mostra competitiva de composições e destacado com o maior festival do gênero, em todo o Brasil. A final será encerrada com show de Vanessa da Mata. 


Edinho e Yayá emocionaram o público com uma apresentação expressiva e inspiradíssima da canção "A liberdade de viver", de Edinho Vilas Boas e do também cantor e compositor cearense Chico Sérgio Araújo, que acompanhou online a transmissão do evento via YouTube.  


A emoção do palco, entre pai e filha, foi destacada por eles, pelos apresentadores do festival e pelo público. Edinho e Yayá dividem os vocais da canção, com Edinho ao violão e instrumentistas convidados da região, atuantes na cena musical de Três Pontas, cidade cujo filho músico ilustre, Milton Nascimento, o Bituca, é homenageado na praça principal, na casa-museu de seu pai e em diversos espaços. 


No ano passado, Edinho e Yayá conquistaram o terceiro lugar geral, na final realizada em Boa Esperança. A grande final do festival 2025 acontece neste sábado, 6/9, com transmissão ao vivo pelo YouTube do Fenac e com posts de fotos e vídeos pelo Instagram. Serão apresentadas as 10 canções selecionadas após seis eliminatórias (cada uma em uma cidade do Interior mineiro) e duas semifinais, realizadas nestas quinta e sexta-feira. As 120 canções apresentadas no festival foram selecionadas entre mais de 1.500 inscritas. 


Outro cearense a participar do festival neste ano foi Dalwton Moura, que interpretou "Pelo avesso do tempo", parceria dele com Roberto Menescal, 87 anos, mestre da bossa nova e um dos mais emblemáticos compositores brasileiros. Dalwton se apresentou na mesma eliminatória em que Edinho e Yayá subiram ao palco, no dia 30/8, em Nepomuceno-MG, e destacou a importância da valorização da música autoral, além de ressaltar a força da cena cearense atual, com intérpretes, compositores e instrumentistas unidos para ampliar visibilidade dentro e fora do estado.


A também cantora e compositora cearense Claudine Albuquerque classificou duas canções para o festival e participou da etapa realizada no final de semana anterior. Claudine foi a única participante cearense nesta edição a ter duas canções classificadas para o festival.


Edinho e Yayá Vilas Boas estão em Minas Gerais desde o dia 27/8, realizando shows em Belo Horizonte, com a presença de convidados mineiros, como os cantores e compositores Felipe Bedetti e Bianca Luar, além de Paulinho Pedra Azul na plateia. Neste domingo, sete de setembro, às 20h30, eles se apresentam na Casa Outono, com Bianca Luar, Lu e Gracinha, como convidadas.


Na quinta-feira passada, 28/8, Edinho, Yayá e Dalwton apresentaram show no Bar e Museu Clube da Esquina, espaço referencial na capital mineira, lotando a casa e contando com Paulinho Pedra Azul, Bianca Luar e Felipe Bedetti como convidados de Belo Horizonte. O show "Ceará e Minas - Tantas Esquinas" voltará a ser apresentado neste domingo, sete de setembro, na Casa Outono.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem