CCBNB Jazz em Cena, 10 anos: Gabriel Geszti faz show sábado, 27/9, às 20h. Entrada franca. Ingressos na plataforma Outgo. Público lotou o centro cultural sábado, celebrando com mestres da música do Ceará

 



Após o enorme sucesso neste final de semana, as comemorações de 10 anos do projeto Jazz em Cena continuam, com as exposições Bordado em Cena e Jazz em Cartaz, abertas ao público a partir de terça-feira, 23/9, e com mais um super show no sábado, 27/9, às 20h: uma apresentação do pianista, compositor, arranjador e professor Gabriel Geszti.

Após brilhar intensamente no sábado passado, recriando no palco do CCBNB o disco "Time Out", de Dave Brubeck, ao lado dos cearenses Jorge Doudement, Nélio Costa e André Benedecti, o carioca Gabriel Geszti é a atração especial do Jazz em Cena do sábado, 27/9, com seu show autoral. 

Filho de mãe piauiense e pai húngaro, Gabriel, radicado em Fortaleza, é hoje um dos mais virtuosos e criativos integrantes da cena cearense, tendo se destacado em 2025 no aclamado Festival Jazz & Blues em Guaramiranga, integrando a banda do projeto Elas, o Ceará e o Jazz, e no Festival Mi - Música na Ibiapaba, onde ministrou aulas e conquistou intenso reconhecimento pelos colega e alunos.

Agora, Gabriel, que tem presença constante ao lado de intérpretes e instrumentistas da capital cearense, em apresentações de releituras para grandes públicos, leva ao palco do CCBNB seu esperado show autoral, desvelando e revelando uma produção de temas instrumentais e canções que chamam atenção pela beleza e pela elaboração, pela ousadia e pela sensibilidade. 

No show ele estará ao lado de Natanael Pereira (harmônica), Lucas Arruda (contrabaixo) e Michael da Silva (bateria), nomes que também se destacaram em shows anteriores do projeto Jazz em Cena, em diferentes ocasiões.


De família de músicos e formação clássica, Gabriel estuda piano desde os oito anos, sendo licenciado em música pela UniRio. Aos 45 de idade, já soma mais de 25 anos de carreira. Sua trajetória ao piano foi influenciada por figuras como o avô George Geszti, pianista húngaro, o tio Ian Guest, renomado professor de música, a pianista Aida Gnattali (irmã de Radamés Gnattali) e Estela Caldi, de quem foi aluno, além do pianista Rafael Vernet, que o introduziu ao piano popular.

Comemorando 10 anos, o projeto Jazz em Cena se orgulha de poder apresentar, além de um pouco da memória da trajetória do imprescindível Ian Guest, o show autoral de Gabriel Geszti, espetáculo inédito para o público de Fortaleza, cidade adotada pelo artista e que há alguns anos o adotou. Para sorte dos ouvintes. De nossa música e nossos músicos.


10 anos de Jazz em Cena: shows, exposições e casa cheia


No sábado, 20/9, as comemorações especiais pelos 10 anos do projeto Jazz em Cena levaram grande público ao CCBNB, com casa cheia, muito entusiasmo e fortes aplausos para os mestres da música do Ceará que recriaram, ao vivo, o repertório integral de dois dos mais emblemáticos discos da história do jazz. Além do citado "Time Out", cujo show-homenagem contou com Gabriel Geszti no piano, a noite foi aberta com outra apresentação especialíssima, com a íntegra do disco "Kind of Blue", de Miles Davis, apresentada pelos mestres Marcio Resende (saxofone), Luciano Franco (contrabaixo), David Krebs (bateria) e pelos jovens e virtuosos Alex Moreira (trompete), Jorge Doudement (saxofone) e Lucas Marques (teclado).


Marcio Resende, Jorge Doudement, David Krebs e Alex Moreira, integrantes do show que recriou o disco "Kind of Blue"



Também foram abertas no sábado as exposições "Bordado em Cena", um presente do grupo Café com Bordados, formado por espectadoras assíduas do Jazz em Cena, neste momento de comemoração dos 10 anos do projeto; e "Jazz em Cartaz", com 30 cartazes, representando os mais de 200 shows promovidos pelo projeto ao longo da última década. Todos os cartazes são criações do artista visual, compositor e multi-instrumentista Caio Castelo. 


Antes dos shows, o Jazz em Cena prestou homenagem ao Centro Cultural Banco do Nordeste, agradecendo a toda a equipe pela acolhida; ao Festival Jazz & Blues (com a presença do produtor cultural Roldão Gomes, diretor de produção do festival, representando a diretora do evento, Maria Amélia Mamede) e ao Festival Choro Jazz; ao grupo Café com Bordados (com uma fala de Virgínia Fukuda, integrante do coletivo que se dedica a essa arte tão especial) e ao programa Encontro com o Jazz, da Rádio Universitária FM, com a presença do jornalista e produtor cultural César Martin, representando o professor Lemenhe, homenageado especial da noite, e os produtores e apresentadores do Encontro com o Jazz, Carlos Couto, Mauricio Matos e César Bezerra.


Caio Castelo, Roldão Gomes, Dalwton Moura, Virgínia Fukuda, César Martin: homenagens e agradecimentos



Uma noite inesquecível, com muitos aplausos em uma rodada dupla de shows, recriando dois dos maiores álbuns da história do jazz. Os mesmos discos que foram homenageados no início do projeto Jazz em Cena, nos dois primeiros shows do projeto, em agosto de 2015. Essa história agora continua, já neste sábado, 27/9, com o show de Gabriel Geszti e grupo, às 20h, no CCBNB. Viva o jazz! Vivam a música e os músicos e músicas do Ceará!  












Fotos: Vanes Cordeiro/Divulgação/Jazz em Cena






Fotos: Fernando Cavalcante/Divulgação/CCBNB/Jazz em Cena


Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem