Nome histórico da música cearense, Bernardo Neto faz show na quinta-feira, 18/12, às 18h30, no Centro Cultural Belchior, na Praia de Iracema, com acesso gratuito. Oportunidade para conferir, em frente ao mar d´Iracema, uma nova apresentação do cantor, compositor e violonista cearense que conta com nada menos que 13 discos lançados, entre trabalhos autorais e parcerias. No show, ele estará ao lado de Cartaxo, na guitarra, e Nilton Fiore na percussão.
Bernardo nasceu na rua Teresa Cristina, no CEntro de Fortaleza, mas viveu por mais tempo na Barra do Ceará. Começou sua carreira nos anos 70 e é um nome referencial da geração cearense dos anos 80. É símbolo da resistência da cena musical da Barra do Ceará e do Grande Pirambu, juntamente com nomes como Ronaldo Lopes, Johnson Soares, João Pirambu, Fernando Néri, Guaracy Rodrigues, entre vários outros.
Sua obra dialoga com grandes nomes da cultura nacional, tendo parcerias com Millôr Fernandes, Carlos Drummond de Andrade, José Alcides Pinto, Ziraldo, Rubem Braga, Francisco Carvalho, Reginaldo Figueiredo, Marluce Aires, Washington Arraes, Socorro Santos, entre outros artistas e escritores de relevância. Sua trajetória também inclui a participação no programa "Som Brasil", da Rede Globo, ao lado de Lima Duarte e da escritora Cora Coralina.
Ganhador de vários festivais de música, destaca-se o prêmio no Festival da Música do Rio de Janeiro, com a canção "Canto cearense", em parceria com o maranhense Cacá Farias. A canção integra o documentário do filme "Iracema dos Lábios de Mel", produzido por Carlos Coimbra, cineasta paulista. Também foi vencedor de festival nos anos 1970 na Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará (UFC). Participou do Festival do O Povo, realizado na Volta da Jurema, em Fortaleza, em 1982, e foi finalista em outros festivais na capital, no Crato e em João Pessoa-PB. Também participou da Massafeira Livre, no final da década de 1970, no Theatro José de Alencar.
Um de seus discos de destaque é o LP "Sumaré", de 1988, que foi lançado em encarte na revista literária "O Saco", que marcou época em Fortaleza. No álbum, traz parcerias com diversos nomes da literatura nacional. Outro álbum destacado é o CD "Ceamaraíba", projeto autoral que reúne músicas de Berbardo e de parceiros de longa data, como o maranhense Cacá Farias e o paraibano Marcos Santos. O resultado aponta para uma amostra da produção musical desse outro eixo, distante do Rio-São Paulo, onde os três chegaram a morar, consolidando um trabalho em conjunto e buscando maior divulgação para suas músicas. O disco tem direção musical de Tarcísio Sardinha.
Com presença marcante nos palcos e saraus de Fortaleza, Bernardo Neto já se apresentou em espaços como o Boteco Vintage, Teatro Universitário, Teatro Chico Anysio, Centro Cultural Banco do Nordeste (atual Banco do Nordeste Cultural), Cineteatro São Luiz e Theatro José de Alencar. Recentemente, integrou a programação do Sesc Povos do Mar e das comemorações dos 421 anos da Barra do Ceará, berço da capital cearense.
Cantor, compositor e poeta das sonoridades nordestinas, Bernardo Neto segue encantando o público com sua música, marcada por lirismo, identidade cultural e parcerias que atravessam gerações.


Postar um comentário