![]() |
Cyda Olimpio e Stella Maris no espaço A Casa da Mãe, em Salvador, nesta sexta, 31/5 (Fotos: Luana Ellen) |
"Hoje a gente está com amigos de Fortaleza aqui, pra lançar a Ópera Ori, um musical, 12 canções celebrando orixás. Hojea gente inaugura aqui a música "Mãe d´água" na voz singular e grandiosa de Stella Maris". Assim Cyda Olimpio, cantora, compositora cearense, falou ao público que lotou a Casa da Mãe, espaço referencial da cena cultural de Salvador, no bairro Rio Vermelho. Era aniversário da casa, que recebia artistas de vários estados, e lançamento da primeira música do projeto Ópera Ori, que reúne composições de Cyda com arranjos do maestro Jaime Alem e vozes de diversas cantoras brasileiras - uma em cada canção.
A Ópera Ori contempla a montagem e a gravação de um projeto musical reunindo cantoras brasileiras de diversos estados, além do maestro Jaime Alem, arranjador das canções originais de Cyda. Todas as gravações estão sendo filmadas, com profissionais de vasta experiência e de expertise, para dar origem a um especial audiovisual, registrando a emoção e a entrega das cantoras em cada interpretação.
Gravada no Rio de Janeiro, a música "Mãe d´água", que celebra Yemanjá, conta com Jaime Alem no violão, contrabaixo acústico de Bruno Aguillar, piano e acordeom de Adelson Viana e percussão de Marco Lobo.
O projeto “Ópera Ori” contará com um álbum com 12 músicas compostas recentemente por Cyda Olímpio – cada canção em celebração a um orixá. Cada faixa será interpretada por uma cantora, incluindo a própria Cyda Olímpio e destacando toda a força e a intensidade do canto de artistas como Jussara Silveira, Dicy Rocha, Ercília Lima, Adriana Piccolo e outras convidadas, a serem anunciadas em etapas futuras do projeto, que se torna, assim, uma reunião de vozes já conhecidas nacionalmente e outras que se destacam em diferentes estados.
Os arranjos de todas as faixas estão a cargo de Jaime Alem, um dos maiores nomes da música brasileira. Autor de trilhas para teatro, mestre dos palcos e estúdios, vencedor do Prêmio APCA de melhor arranjador, já se apresentou no Carnegie Hall, no Olympia, no Royal Albert Hall, e é parceiro de composições de João Marcos Alem (Gambeta), Sergio Natureza, Simone Guimarães, Cristina Saraiva e Jorjão Carvalho, entre outros. Compositor, instrumentista, arranjador, diretor e produtor musical.
Violonista e diretor musical de Maria Bethânia por 28 anos, para quem produziu mais de 20 álbuns, participando de inúmeras turnês no Brasil e no exterior.
Destacou-se em vários segmentos da produção musical brasileira, em trilhas para cinema, teatro e televisão, e trabalhos realizados com grandes artistas, como Elba Ramalho, Alcione, Nair Cândia, Zeca Pagodinho, Sueli Costa e outros.
As demais músicas de “Ópera Ori” serão lançadas posteriormente, à medida em que forem gravadas, reunindo grandes vozes femininas brasileiras. Em breve o público poderá desfrutar a celebração a Oxóssi, na voz de Jussara Silveira, quando do lançamento da segunda música do projeto.
Mais sobre Cyda Olímpio
Cyda Olímpio é multiartista, cantora, compositora, artista visual. Com 35 anos de carreira na música, sendo um terço vivido no Sudeste, no Rio de Janeiro e no Espírito Santo, além de constante atuação em São Paulo, tem músicas gravadas por grandes intérpretes como Mariene de Castro, Adna Oliveira, Nayra Costa, Gina Garcia, Dicy Rocha, Socorro Lira, Renata Rosa, Ercilia Lima, Vik, Teresa Rachel, Fabíola Líper.
Em 2022 teve uma canção eleita uma das 10 melhores no Festival BR 135, patrocinado pela Natura Musical, na voz de Dicy Rocha e que foi lançada em todas as plataformas digitais pela própria Natura. Tem parcerias musicais com Cátia de França, Carlinhos Patriolino, Marcilio Homem, Tim Fonteles, Luciano Franco, Alana Alencar, entre outros. Ganhadora de vários prêmios em festivais, interpretando obras de compositores como Rogério Franco e, mais recentemente, conquistando o 1° Lugar no Festival Cais Bar/Redonda com a música “Atrás do tempo” dos compositores cearenses Dalwton Moura e David Duarte.
Postar um comentário