Top News

Fernando Rosa faz show sexta, 9/8, no BNB Clube, celebrando 25 anos de carreira. Entrada franca e convidados especialíssimos

 



O cantor e compositor cearense Fernando Rosa faz show nesta sexta-feira, 9/8, às 19h, no BNB Clube (Av. Santos Dumont, 3646, Aldeota), celebrando 25 anos de carreira. Entrada franca e convidados especialíssimos. Realização do Centro Cultural Banco do Nordeste Fortaleza, em parceria com o BNB Clube.

Fernando Rosa, um dos mais aplaudidos e premiados compositores cearenses, tem como marco dos 25 anos de carreira a sua primeira participação em festivais, no ano de 1999, no Canta Cariri, em Juazeiro do Norte. Começavam ali seus andares por esse Brasil, levando sempre sua musicalidade e poesia nordestina pelos palcos sagrados que passou. 

No show desta sexta-feira, no BNB Clube, Fernando Rosa se apresenta cantando e tocando o seu violão e contará com o acompanhamento dos músicos Jair Dantas na sanfona, Jefferson Portela e Vinicius Matos na percussão e David Simplício no violão. Também contará com as participações especiais de seu filho, o cantor Felipe Viana, de Lenine Rodrigues na guitarra, dos cantores e compositores Juruviara, Simone Sousa e Jácio Cidade, dos poetas Alan Mendonça e Francélio Figueiredo. Uma reunião de vários dos compositores, parceiros de música e de poesia, amealhados ao longo desses 25 anos de carreira.

No repertório, músicas de todos os discos de Fernando Rosa, músicas inéditas a serem lançadas em breve e também canções gravadas e interpretadas por outros artistas, como Juruviara ("Pra cuidar do querer") e Simone Sousa ("Bicicletando"). Jácio Cidade fará a sua participação interpretando a canção "Brisa", parceria com Fernando. 

Mais recentemente, Fernando Rosa gravou um especial audiovisual na ONG Casa de Vovó Dedé, na Barra do Ceará, registrando seus grandes sucessos e novas canções. Parte do repertório estará no show desta sexta-feira, no BNB Clube.


Mais sobre Fernando Rosa:

“Cantor, compositor e violonista, Fernando Rosa maturou seu leque de influências musicais, de raízes firmes no regional e olhares abertos para horizontes universais, constituindo a tessitura de um trabalho que tem aquilo que falta mesmo a muitos bons escritores de canções: uma personalidade autoral, um sotaque próprio”.
(Dalwton Moura)



Cantor e compositor natural de Fortaleza, Fernando Rosa está comemorando 25 anos de carreira. É licenciado em Música pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e concluiu o Curso de Extensão em Música da Universidade Federal do Ceará (UFC). O trabalho de Fernando Rosa pode ser descrito como decisivamente influenciado por matrizes da música regional, mas vai muito além de uma classificação como essa. Contornando o perigo dos estereótipos, das concessões ao regionalismo entendido como folclore ou resistência, o cantor dá à luz um trabalho cujos matizes denotam vivências do melhor da Música Brasileira em suas mais plurais manifestações.

Fernando Rosa lançou três discos: “Guaramiranga”, “Embornal do Tempo” (com a participação de Xangai e de Maciel Melo”, e “Este Mundo é pra se Brincar”, este destinado ao público infantil. Também lançou o livro “Fazenda Poema”. É autor de centenas de canções, com parceiros diversos ou, na maioria dos casos, compondo música e letra. Dezenas dessas composições foram premiadas em festivais.

Um compositor premiadíssimo em festivais


Fernando Rosa é um dos compositores cearenses mais assíduos e premiados em festivais competitivos de canções inéditas, reconhecido pelos colegas, pelos jurados e organizadores como um artista-símbolo desses eventos no Ceará. Além de participar e conquistar prêmios em festivais em diversos outros estados.

É justamente sua primeira participação em eventos desse formato o marco desses 25 anos de carreira, agora comemorados. Sempre apresentando novas canções, Fernando Rosa chama atenção pela junção esmerada de harmonias, melodias, letras e pela interpretação extremamente pessoal, ecoando a sabedoria e os sentimentos das coisas do Brasil profundo, do sertão vereda sem fim.

Em 2018 ficou em primeiro lugar no 2º Festival Canta Barro, com a canção “Invernada”.

Em 2017 ganhou o prêmio de terceiro lugar no Festival Canta Barro com a canção “Mais Forte ao Coração”.

Em 2011 teve sua composição “O Carpinteiro e a Lenda do Violão” premiada como melhor letra no Caldas Fest em Barbalha e em segundo lugar no III Festival Cariri da Canção (Crato-CE); sua composição “Emboscada” ganhou o primeiro lugar no festival promovido pela rádio FM Universitária.


Em 2012 foi premiado com o terceiro lugar no Festival da Assembleia Legislativa de Fortaleza com a canção “Moça Viola”, em parceria com o saxofonista, flautista, compositor e arranjador Márcio Resende. No mesmo ano foi premiado com a Bolsa de Interações Estéticas da Funarte, que teve como objetivo a interação cultural entre as regiões Nordeste e Centro-Oeste.

Em 2013, foi premiado com o segundo lugar no Festival de Músicas Juninas do Shopping Benfica, em Fortaleza, com a canção “Mingau de Carimã“.

Em 2014 recebeu o prêmio de terceiro lugar no Festival da Serra da Meruoca com a canção “Mais Forte ao Coração” e lançou o seu terceiro CD intitulado “Esse Mundo é Pra Se Brincar”, sendo este o seu primeiro trabalho infantil e que foi inspirado em brincadeiras de crianças e na bicharada das matas e das cidades. No ritmo, a levada é mais nordestina, com características emprestadas do xote e do baião.

Sua participação em festivais teve início em 1999 no VI Festival Canta Cariri, em Juazeiro do Norte. Em 2000, foi considerado revelação no Festival de Música Popular promovido pela Prefeitura de Fortaleza. Em 2002 foi classificado para concorrer no Festival de Novos Talentos promovido pelo The Wall Bar e no Festival de Camocim. Em 2004, venceu o Festival de Músicas Juninas, promovido pela Prefeitura de Fortaleza, com a canção “Trancelim”.

Participou de quase todas as edições do Festival de Inverno da Serra da Meruoca, obtendo os prêmios de Melhor Letra em 2006, com a canção “Invernada”, e o 3º lugar em 2007, com a canção “Canto de vida mateira”.

Conquistou o 2º lugar no Prêmio Uece de Música, em 2006, com a canção “Jardins”, e em 2007 interpretando “Canto de vida mateira”.

Em 2009 participou do Festival Cariri da Canção, no Crato, e do IV Festival de Música de Barbalha, ficando com o 2º lugar com a música “Cantos de um lugar”.

Em 2011, a canção “O carpinteiro e a lenda” conquista o prêmio de Melhor Letra do CaldasFest, em Barbalha, Cariri. Neste mesmo ano, Fernando se classifica para o Festival Nacional da Canção, o Fenac, em Minas Gerais, o mais antigo festival de canções inéditas do país, com duas composições: “Águas do esquecimento” e “Canto sombreado”.


Fernando Rosa no palco: um histórico de grandes shows


Em 2022, juntou-se aos amigos Juruviara e Edinho Vilas Boas para montar o espetáculo “Pra se Misturar – Outros Nordestes Musicais”, idealizado pelo jornalista e produtor musical Dalwton Moura. O show foi apresentado no BNB Clube de Fortaleza em setembro, conseguindo a lotação máxima desse espaço e também na Virada Cultural do CCBNB, em dezembro do mesmo ano. Já em 09 de junho de 2023, o palco foi o maravilhoso Theatro José de Alencar, com o trio recebendo como convidados especiais Felipe Viana, filho de Fernando, e dois filhos de Edinho, Yayá e Vinicius Vilas Boas, abrilhantando ainda mais o espetáculo, que teve grande repercussão nos jornais, televisão, rádio e nas redes sociais.

Em 2017, apresentou o espetáculo infantil “Esse Mundo é pra se Brincar” e o show “Encantorias” na Bienal do livro em Fortaleza.

Em 2015 lançou o seu primeiro livro, “Fazenda Poema”, que traz letras e poemas feitos na mais pura essência dos sertões do Ceará, em que a caatinga se mostra bela e revela o amor do poeta por ela. No lançamento do livro, montou o show “Encatorias”, em que recitou alguns poemas e cantou outros que já haviam sido musicados por ele e por parceiros. Fernando levou esse espetáculo para vários locais, como o Estoril, o Sesc Iracema, o Mercado dos Pinhões, todos em Fortaleza, o Teatro São João em Sobral, o CSU da cidade do Barro e também a cidade de João Pessoa-PB.

Em 2012 fez vários shows em projetos da prefeitura de Fortaleza.

Em 2010 abriu o show de Jessier Quirino, dentro do projeto BNB Clube de Cultura. Em 2011 apresentou-se no projeto Domingo Musical no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura e na V Mostra BNB da Canção Brasileira Independente no CCBNB.

Em 2009 fez show no Mercado dos Pinhões dentro do projeto Forró no Mercado promovido pela Secultfor, e no Teatro Sesc Senac Iracema, dentro do projeto Armazém do Som. Participou ainda da III Mostra BNB da Canção Brasileira Independente no CCBNB.

Em 2007 abriu o show da cantora mineira Consuelo de Paula dentro do projeto BNB Clube de Cultura. Em 2008, fez show no Largo do Mincharia, dentro do Projeto Encantos de Iracema, promovido pela Secultfor, e fez participação especial no show de Xangai, realizado em agosto no BNB Clube.

Em janeiro de 2006, estreou o show “De Passagem” em temporada no Teatro do Dragão do Mar, apresentando composições em parceria com outros autores, como Alan Mendonça, Cleilson Pereira Ribeiro, Tarcísio Sardinha e Joaquim Ernesto. Reapresentou em 2007 no Teatro Sesc Emiliano Queiroz e em temporada de um mês no Centro Cultural Bom Jardim, patrocinado pela Secult Ceará via III Prêmio de Incentivo às Artes no Ceará.

Participou, ainda em 2006, da Mostra Petrúcio Maia da Música Cearense e do projeto Retratos do Vento, no Anfiteatro da Volta da Jurema, ambos promovidos pela Secultfor, além da Mostra Sesc da Música Cearense, em Juazeiro do Norte. Em agosto seu primeiro clipe, da música “Coivara”, é veiculado em emissoras de televisão do Ceará.

Em 2005, o cantor reapresentou o show de seu disco de estreia, “Guaramiranga”, nos Centros Culturais Oboé e Dragão do Mar.

Em 2004 Fernando Rosa participou do Circuito Cultural Banco do Brasil, abrindo o show de Alceu Valença. Também fez um show em homenagem ao compositor Chico César, no Theatro José de Alencar (TJA), pelo projeto Sexta com Música.

No mesmo ano sua canção “Coivara” foi selecionada para integrar o CD Centro Cultural Banco do Nordeste 2004 e o CD-BOX Esquinas Brasil – Sebrae, reunindo compositores do Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba. No ano seguinte, Fernando Rosa participou do Festival Vida&Arte, no Centro de Convenções de Fortaleza, organizado pelo Jornal O Povo.

Em 2003 Fernando Rosa fez seu primeiro show, “Guaramiranga”, no Teatro Sesc Emiliano Queiroz, conseguindo a marca de terceira melhor bilheteria do ano naquele espaço, então bastante concorrido em Fortaleza. As canções do show foram reunidas em seu primeiro CD, homônimo, lançado em outubro de 2004 no Centro Cultural Banco do Nordeste (CCBNB).


https://www.youtube.com/user/FernandoRosac

palcomp3.com/fernandorosa



(85) 99615.6680

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem