Rodger Rogério e Vitoriano fazem show em SP nesta quarta, às 20h10, no City Lights, em Pinheiros. Entrada franca, como um dos 10 espetáculos do edital de circulação "Maré Cearense"

 



Rodger Rogério e Vitoriano levam a São Paulo, nesta quarta-feira, 28/11, às 20h10, na casa City Lights, bairro Pinheiros, seu show de lançamento do disco "Instante Zero ou O Primeiro Sinal Luminoso". A apresentação tem entrada franca e será antecedida por coquetel com convidados. O show integra o Festival Maré Cearense, que desembarca em São Paulo, trazendo ao público um panorama vibrante da cena artística cearense com apresentações de música, teatro e dança. 

Rodger é um mestre da música do Ceará para o Brasil e neste 2024 vem conquistando diversos prêmios e recebendo várias homenagens em celebração a seus 80 anos. É cantor, compositor, violonista, destaque como ator nos filmes "Bacurau", "Greta" e "Pacarrete" e mais recentemente foi premiado como melhor ator coadjuvante no prestigioso Festival de Cinema de Gramado, por seu papel em "Oeste Outra Vez".

Rodger recebeu na última sexta, 22/11, na Assembleia Legislativa, a Medalha Humberto Teixeira. Entre outras atividades realizadas neste ano estão o show comemorativo de aniversário, que estreou no Cineteatro São Luiz, em 28 de janeiro, e passou pelo Festival Jazz & Blues de Guaramiranga (tendo Rodger como homenageado especial), pelo Centro Cultural Banco do Nordeste e pelo Anfiteatro da Volta da Jurema, além do Teatro Sesc Crato e do CCBNB Cariri, em Juazeiro do Norte.

Outra realização que marca os 80 anos é o lançamento do livro-disco em que Rodger interpreta canções de dois compositores conterrâneos: seu irmão, Rogério Franco, e Alan Mendonça. Pouco mais de 50 anos depois do clássico LP "Meu Corpo, Minha Embalagem, Todo Gasto na Viagem - Pessoal de Ceará", de Rodger, Téti e Ednardo, Rodger Rogério volta a lançar um disco cheio, seu primeiro álbum exclusivamente como intérprete.

Vitoriano é um dos compositores e cantores mais destacados da cena cearense, tendo integrado a banda Alegoria da Caverna e em seguida partindo para representar a música de nosso Estado em São Paulo, por muitos anos, conquistando diversos espaços. De volta a Fortaleza, vem sedimentando uma carreira autoral cada vez mais sólida. E concebeu entre 2022 e 2023 o projeto do disco "Instante Zero ou o Primeiro Sinal Luminoso", lançado em um belo e concorrido show no Theatro José de Alencar. No show estão, além de Rodger e Vitoriano, músicos de diversas gerações, como Rami Freitas e Victor Cozillos.

Maré de cearenses em São Paulo

O Festival Maré Cearense, é idealizado pelo Instituto Dragão do Mar, com apoio institucional do Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult-CE), além de apoio do Sesc SP e patrocínio master do Nubank, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, a Lei Rouanet. Segundo a OS Instituto Dragão do Mar, mantida com recursos públicos do Governo do Estado do Ceará, o festival celebra a diversidade cultural do Estado e é "uma oportunidade de encontros e intercâmbios entre regiões tão ricas culturalmente".

O IDM afirma que, inspirado na jornada dos jangadeiros liderados por Manuel Jacaré em 1941, o festival traz o conceito de “maré” como uma força cultural que carrega e traz renovação, troca e vida. Durante os dias 23 de novembro a 01 de dezembro, as águas da Maré vão movimentar os SESCs Ipiranga e Santo Amaro, além do City Lights, em um verdadeiro encontro de dança, música e teatro.

Rodger Rogério e Vitoriano em "Instante Zero"

A Maré Cearense propõe um mergulho na produção artística cearense, destacando-se como uma vitrine cultural no cenário nacional e promovendo a conexão entre artistas, agentes culturais e novos públicos, afirma o IDM, no material de divulgação do festival. Além disso, o evento conta com programação gratuita e acessível em Libras, ampliando a inclusão e o acesso.

Maré de música

A programação musical inclui a banda Nazirê, que dá voz ao reggae feminino e traz à tona debates sobre a independência musical protagonizada por mulheres. Com letras potentes e interativas, o grupo celebra mais de uma década de resistência artística, e seu show será um convite para uma experiência de conexão com as raízes e o ativismo cultural.

Já o Cheiro do Queijo, grupo cênico-musical de estética única que mescla hip-hop, circo, sons e vivências urbanas, apresenta músicas de seu álbum “Sound Circo“, lançado em 2024, que tem participação do cantor e compositor baiano Russo Passapusso, do Baiana System. Com letras e sonoridades que ecoam das ruas, o grupo promete uma performance inovadora, divertida e, claro, dançante. 

O show de Rodger Rogério e Vitoriano em “Instante Zero ou o Primeiro Sinal Luminoso” une gerações da música cearense em uma homenagem à MPB e à trajetória do lendário compositor Rodger Rogério

Para os amantes da música instrumental, o quarteto Marimbanda apresenta “Lindo Sol”, com arranjos e ritmos que transbordam brasilidade, do samba ao baião, celebrando as composições do fundador Luizinho Duarte. A Marimbanda é um dos mais importantes grupos de música instrumental do Ceará, com quase três décadas de atuação. 

Teatro e dança em cena

No teatro, o espetáculo Vulcão Anastácia, do Vulcão Coletivo, promete uma experiência transmídia poderosa que explora a biografia e o simbolismo de Anastácia, ícone de fé e resistência afro-brasileira. Em uma fusão de improviso, jazz, hip-hop e dança, o espetáculo busca novas possibilidades narrativas e estéticas, incorporando o onirismo e a cultura hip-hop nas suas experimentações cênicas.

Outro destaque imperdível na programação de dança é a apresentação da Paracuru Companhia de Dança, com o espetáculo Praia das Almas, que explora o vínculo cultural e emocional dos cearenses com o mar. A companhia apresenta uma coreografia que une tradição e inovação, e é aclamada pelo público e pela crítica por sua interpretação autêntica e envolvente.

Além disso, a Cia. Vata, também conhecida como Cia de Brincantes Valéria Pinheiro, traz o espetáculo Touro {Bull}, que reflete o espírito indomável do corpo e sua resistência. Essa apresentação celebra a essência da dança popular cearense e valoriza o movimento como expressão cultural de força e liberdade.

Pela interação e pela valorização da arte do Ceará

Com uma programação diversa e acessível, o Festival Maré Cearense reafirma o compromisso do Instituto Dragão do Mar com a circulação e democratização da arte nordestina, criando um espaço de interação e valorização da produção artística do Ceará.

Todas as apresentações são gratuitas, com ingressos retirados uma hora antes no local. O projeto conta com apoio do Governo do Ceará e patrocínio master do Nubank, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, a Lei Rouanet. 


Programação completa:


Acompanhe essa maré de arte e cultura cearense em São Paulo e aproveite uma programação gratuita que reflete a riqueza artística e a ancestralidade cultural do Ceará. Não perca!


SERVIÇO:

Data: 23, 24, 27, 28, 29, 30 de novembro e 01 de dezembro

Local: SESC Santo Amaro, SESC Ipiranga e City Lights 

Ingressos: gratuitos – retirada de ingressos uma hora antes de cada apresentação

Para mais informações, siga: https://www.instagram.com/institutodragaodomar/

...


(Texto adaptado pelo Blog a partir de release-base sobre o Festival Maré Cearense)

Comentários