Um dos mais aclamados compositores e violonistas do Brasil para o mundo, Guinga recebe uma homenagem especial em Fortaleza em show do violonista Alisson Felix e de seu grupo, na terça-feira, dia 10/12, às 20h30, no Centro Cultural Banco do Nordeste, em edição especial do projeto Jazz em Cena.
O show "O Violão de Guinga", em uma terça-feira, acontece dentro da programação da Virada Cultural do CCBNB Fortaleza, que encerra o ano com uma maratona de atividades, do dia 4 ao dia 15, tudo com entrada franca, como é característica do centro cultural.
Carlos Althier de Sousa Lemos Escabar, o Guinga, é responsável por uma obra extensa e inestimável em sua complexidade harmônica, riqueza cultural, diversidade de legados, identidades, sonoridades, expressões, traduzidas em vários discos e em inúmeras formações. "Conhecer a obra do Guinga mudou a minha forma de pensar sobre composição e sobre violão. Ele é uma das maiores referências da minha trajetória musical e violonística", destaca Alisson Felix, que se apresenta na terça-feira, ao lado de Juvêncio Linhares, Paulo Maurício e Igor Ribeiro .
"Para esse show selecionei algumas das músicas de que eu mais gosto do Guinga, arranjadas sob uma ótica minha, de como eu entendo e recebo essa obra e esse jeito de pensar diferenciado, do mestre", ressalta.
"Escolhi fazer um show em homenagem ao Guinga pela importância que ele tem na minha trajetória. A obra dele abriu meus olhos para novas possibilidades dentro da música e isso influencia até hoje a forma como eu penso em música e como eu toco violão", partilha Alisson Felix, apontando a harmonia como a característica mais marcante na obra de Guinga. "A forma como ele cria essa harmonia violonística e como ele a conduz por caminhos inesperados chama muita atenção e me traz novas ideias que eu não pensaria naturalmente", aponta Alisson, que indica o álbum "Delírio Carioca" como o disco responsável pelo encantamento inicial com a cobra do mestre.
"Logo depois, o meu disco preferido, que é o 'Noturno Copacabana', e depois o 'Cheio de Dedos'. São três discos que eu gosto muito do Guinga e que pra mim são especiais porque tratam de gêneros como choro, samba, forró, baião, que eu sou bem apegado", conta Alisson, destacando que o violão é o personagem principal do show. "O grande desafio é conseguir pegar a delicadeza desse repertório, que não é só para violão, mas que será tocado no violão. E extrair o melhor que a gente tem também do baixo e da bateria, para que o show ganhe uma cor diferenciada".
Os arranjos das composições escolhidas para o show alternam entre alguns mais apegados aos originais e outros com mudanças trazidas por Alisson e grupo. "Gosto de trazer também a minha ótica sobre o repertório que eu estou executando. De passar a ideia de como eu recebo e como eu entendo esse repertório, porque eu acredito que isso seja uma das melhores coisas que a gente tem na música, né? Que a gente entenda o que o compositor quer passar para nós e a partir disso a gente também crie nossa própria ideia e conte aquela história de uma forma diferente".
Mais sobre o Jazz em Cena
O projeto Jazz em Cena promove mensalmente espetáculos de música jazz ou influenciada pelo jazz, sempre no Centro Cultural Banco do Nordeste Fortaleza, com entrada franca. O projeto concretiza o sonho de uma temporada permanente de jazz em Fortaleza e procura contribuir para a valorização e a visibilidade dos músicos e músicas do Ceará, abrindo espaço para que possam tocar com liberdade, escolhendo temas ou artistas ou discos homenageados para cada show, além dos trabalhos autorais.
O projeto se prepara para comemorar 10 anos, em 2025, e contribuiu para a apresentação de mais de 150 shows, considerando os momentos que foram realizadas duas apresentações por mês. A grande maioria desses shows foi especialmente concebida para o projeto, idealizado e dirigido por Dalwton Moura e Lucas Benedecti. Em ocasiões especiais, o projeto Jazz em Cena trouxe a Fortaleza artistas como Chico Pinheiro, Arismar do Espírito Santo, Osmar Milito e Zé Luiz Mazziotti, sempre convidando esses nomes de outros estados a subir ao palco ao lado de grandes músicos do Ceará.
Serviço:
Show Alisson Felix - O Violão de Guinga". Terça, 10/12, às 20h30, no CCBNB Fortaleza (Rua Conde D`Eu, 560, Centro), pelo projeto Jazz em Cena. Entrada franca. Informações: Instagram @jazzemcena e 85.999733054.
Postar um comentário