Top News

Mestres da música brasileira, integrantes do MPB-4 comemoraram no Choro Jazz, em Jeri, o título do Flamengo no Campeonato Brasileiro

 





O título conquistado pelo Flamengo na noite desta quarta-feira, 3/12, vencendo o Campeonato Brasileiro, com um resultado que complicou a vida do Ceará Sporting Club na competição, foi comemorado por torcedores especiais, no Ceará. Mais precisamente, em Jericoacoara, a 295 km de Fortaleza, onde acontece até domingo a 16a. edição do festival Choro Jazz, um dos maiores encontros da música do Brasil, apresentado pela Petrobras, idealizado por Antônio Ivan Capucho e produzido pela Iracema Cultural.

Aquiles Rique Reis, Dalmo Medeiros e Ricardo são rubro-negros e celebraram efusivamente a conquista do título, em plena noite de festival em Jeri, onde, enquanto a bola rolava no Maracanã para Flamengo x Ceará, se apresentaram no palco do festival Choro Jazz o grupo Tribos Jeri, o clarinetista Caetano Brasil e a acordeonista Livia Mattos, em três shows muito aplaudidos.  

Com uma trajetória emblemática na música brasileira, o MPB4 segue encantando gerações com seus arranjos vocais elaborados, interpretações marcantes e o compromisso com a cultura nacional. O grupo, referência incontornável da MPB, mantém viva a combinação de afinação rigorosa, lirismo e repertório que atravessa décadas. Em suas apresentações, o MPB4 celebra a música brasileira em sua diversidade, reafirmando o legado artístico que o consagrou como um dos mais importantes conjuntos vocais do país.


O MPB-4, que cantou com Chico Buarque o clássico "Roda viva", no festival da canção de 1967, se apresenta na noite desta quinta-feira, em Jericoacoara, encerrando a programação de hoje, que conta com o Luiz Otávio Quarteto, integrado na noite de hoje pelos cearenses Jorge Doudement, Miqueias dos Santos e Michael da Silva, e com o guitarrista, compositor, arranjador, produtor musical Chico Pinheiro, paulista de há muito radicado em Nova York e hoje um dos maiores nomes da cena jazz internacional.

Todos os shows têm entrada franca, acesso gratuito a todos os interessados, na praça principal de Jericoacoara. A sexta-feira, 5/12, tem às 20h o show do Tunico Quarteto (RJ), seguido, às 21h30, pelo trio do pianista, compositor e arranjador pernambucano Amaro Freitas e pelo quinteto do pianista, compositor e arranjador paraibano Salomão Soares.

No sábado, 6/12, a partir de 20h acontece o show do hit-maker Jean Garfunkel (SP), “Terra que te quero verde”. Às 22h a grande compositora, cantora, violonista baiana Rosa Passos ganha o palco, com o grupo feminino Tocaia (RJ) encerrando a noite com muito forró, a partir das 23h30.

No domingo, 7/12, às 20h acontece o show do Instrumental Picumã, do Rio Grande do Sul, somando a música regional ao choro e à nossa. Às 21h30, hora e vez de Luizinho Calixto, paraibano radicado em Fortaleza, subir ao palco com sua sanfona de oito baixos. Logo depois, o grupo Suraras do Tapajós, formado por mulheres indígenas e criado em 2018 em Alter do Chão, distrito de Santarém-PA, encerra o festival.

O Festival Choro Jazz, que também está promovendo diversas oficinas de música, até esta sexta-feira, 5/12, conta com a idealização e a curadoria de Antônio Ivan Capucho; organização da Iracema Cultural, coordenada por Aline de Moraes e equipe; apoio da Autarquia Jeri, do Conselho Comunitário e da Prefeitura de Jijoca de Jericoacoara; do Governo do Estado do Ceará; da Secretaria da Cultura (Secult Ceará), por meio do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, em parceria com o Instituto Dragão do Mar, da Prefeitura de Fortaleza; com apresentação da Petrobras, em uma realização do Ministério da Cultura e do Governo Federal, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

"É um grande encontro da música do Brasil, pra chamar atenção pra diversidade, a beleza, a intensidade dessa música, pra dimensão do nosso país e pra importância de termos ações como esta em outras regiões. É uma honra e uma alegria estarmos mais uma vez em Fortaleza e Jericoacoara com o Festival Choro Jazz", destaca Capucho.


Serviço:

Festival Choro Jazz 2025. Etapa Jericoacoara. Shows de 2/12 a 7/12, na praça principal de Jeri. Oficinas de 2/12 a 5/12.

Entrada franca em todas as atividades. Inscrições prévias para as oficinas, com link disponível no Instagram @chorojazz. Apresentado pela Petrobras e pelo Ministério da Cultura, o Festival Choro Jazz conta na etapa Fortaleza com apoio do Governo do Estado do Ceará, da Secretaria da Cultura (Secult Ceará), por meio do Centro Dragão do Mar, em parceria com o Instituto Dragão do Mar, além da Prefeitura de Fortaleza. Mais informações: Instagram Festival Choro Jazz e www.chorojazz.com.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem