O violonista, guitarrista, compositor, arranjador, produtor musical Cleivan Paiva chega nesta quinta-feira, 03/07, aos 70 anos. E celebra o aniversário em grande estilo, com show especial nesta data. às 18h, recebendo convidados, no Centro Cultural Banco do Nordeste Cariri - CCBNB, em Juazeiro do Norte.
Nesta quarta-feira, às 19h, ele recebe o título de cidadão do Crato, em solenidade realizada na sede do Instituto Cultural do Cariri, em frente ao Parque de Exposições do Crato. Cleivan, hoje também proprietário de um estúdio de gravações, no Crato, nasceu em Simões, no Piauí, mas desde cedo tomou o rumo da região caririense, onde construiu a maior parte de sua trajetória musical.
Cleivan é violonista, guitarrista, compositor de músicas instrumentais e vocais, arranjador, poeta. Lançou três discos - "Guerra e Paz"," Cleivan Paiva" e "Sonhos do Brasil" - e participou de vários festivais, tendo também dividido palco com Hermeto Pascoal, Mauro Senise e Gilson Peranzzetta, entre inúmeros outros artistas.
No show da quinta-feira, 18h, no CCBNB Cariri, Cleivan Paiva mostrará músicas de diversas fases da sua carreira e receberá convidados mais que especiais, como seu filho, Bruno Paiva, nos vocais; o multi-instrumentista e amigo-irmão Cacá Malaquias, na flauta e no sax; Carol nos vocais, Rocha José, da Solibel, no piano; João Neto, no contrabaixo, e Rodrigo na bateria.
"É um show de músicas antigas e de outras bem recentes, músicas novas, com um trabalho grande de escrever todas as partituras. Estamos preparando tudo com muito cuidado, ensaiando bastante, trabalhando bem os arranjos", aponta o aniversariante Cleivan Paiva, que destaca músicas como o frevo "Colombina", "Perímetro urbano" (com a qual participou de festival), "Americanense" e "Craterdã", claro, uma homenagem ao Crato, que agora o reconhece formalmente como cidadão.
O show de comemoração de 70 anos se soma a uma série de ações projetadas para dar visibilidade mais ampla a este novo momento da carreira de Cleivan Paiva, incluindo a recente gravação de show no Cineteatro São Luiz, em Fortaleza, disponível no YouTube, e a realização de um segundo espetáculo registrado na ONG Casa de Vovó Dedé, também disponível no site de vídeos.
São ações que buscam levar a públicos maiores tanto antigas composições de Cleivan quanto novas criações, além de mais informações sobre a trajetória desse multi-instrumentista, que participou de festivais de música no Crato, em Juazeiro do Norte, em Quixeramobim e nas TVs Tupi e Cultura, em São Paulo. O artista também compôs a trilha sonora original dos filmes "O Caldeirão da Santa Cruz do Deserto" e "A Saga do Guerreiro Alumioso", ambos de Rosemberg Cariry, e de diversos seriados de televisão.
"Cleivan é um artista de grande importância na música instrumental brasileira, na música de vanguarda, na tradição musical do Cariri e que é ao mesmo tempo brasileira, internacional, universal", destaca o cineasta, pesquisador e produtor cultural Rosemberg Cariry.
História e histórias na música do Brasil
"Quando eu morava em São Paulo, estava tocando em uma casa de shows. Sempre fui solista, e solava o 'Brasileirinho', pra chamar atenção... Aí vi um cara me aplaudindo muito, mas muito mesmo. Quando fui ver, era o Pelé", rememora. "Sou santista doente, até hoje. E o Pelé também tocava violão, um pouquinho".
O bruxo Hermeto Pascoal é outro com quem Cleivan se alegra de ter podido compartilhar experiências. "Morei com o empresário do Hermeto, em São Paulo. Eu estava fazendo um show pelo Sesc Pompeia, música de vanguarda, música independente. E disseram que tinha um rapaz procurando dividir uma casa. Me deram o contato do rapaz. Era o empresário do Hermeto. E aí conheci o Hermeto, tocando violão, e vim a tocar com ele tempos depois no Ceará, na Expocrato", recorda.
"Fui no hotel perguntar que música ele queria tocar comigo. E ele desconversou: 'Não, não... Na hora lá a gente sabe'...". "Quando ele me chamou, disse: 'Vamos ver se esse cara sabe tocar mesmo! Vamos fazer uma música na hora. O nome da música é 'Si bemol'. Ave maria...". Histórias de um grande artista, ciente de muito que caminhou no passado, mas que olha pra frente na feliz expectativa pelo início de um novo momento em sua trajetória.
SERVIÇO:
Cleivan Paiva - Aniversário de 70 Anos
- Quarta-feira, 02/07, às 19h, entrega do título de cidadão cratense. Solenidade no Instituto Cultural do Cariri, no Crato, em frente ao Parque de Exposições.
- Quinta-feira, 03/07, às 18h, show no CCBNB Cariri. Rua São Pedro, 337, Centro, Juazeiro do Norte. Entrada franca.
Postar um comentário